Configuration.bin para SKR 1.3 na A/AM8

Oldfalcon
Newbie Maker
Newbie Maker
Registado: 22 mar 2019, 17:24
Enviou: 55 vezes
Agradecimento recebido: 29 vezes

14 jul 2019, 12:06

Antonvier é para isso mesmo que aqui estamos todos, ajudar e ser ajudados.

Ainda não tem a configuração UART para os 2208 feita e como não sou expert não sei se está perfeita, foi feito para tentar usar na minha AM8 por isso alterei os parâmetros para ficarem o mais apróximado possivel do configuration.h para a A8, se detectares alguma coisa incorrecta eu é que vou agradecer se corrigires.

"Visivel apenas para utilizadores registados"

Se não conseguirem aceder ao ficheiro é só avisarem.

Obrigado
Estes utilizadores agradeceram ao autor Oldfalcon pela mensagem:
antonvier (14 jul 2019, 16:54)
Classificação: 12.5%
virt
Equipa Moderadores
Equipa Moderadores
Registado: 03 jul 2018, 14:56
Enviou: 63 vezes
Agradecimento recebido: 212 vezes

14 jul 2019, 13:41

Bom nao sei se foi azar ou sorte...
hj o meu termistor não passava dos 160º e como tinha a skr À mão aproveitei para despistar...
Esse problema ficou resolvido.. na SKR funcionou OK e quando voltei a board da anet ficou tudo ok também.
Ainda estou à espera do tft para fazer a migração de board final e isso só daqui para 1 mes...
entretanto aproveitei para testar o resto e apanhei os seguintes problemas:
* Endstops dão sempre open. Voces ligaram o endstop directamente? inverteram alguma coisa?
* stepper do extruder não move... os restantes estão OK...

Vou rever a configuração mas agora também foi ficar 1 mês fora da impressora :cry: :cry:
Quanto ao extruder encontrei este report no github... não sei se será este o problema.. vou verificar:
Extruder with TMC2208 doesn't work in StealthChop (there are several bugs about this) :( The good news it will work in SpreadCycle (but #13092) and/or Hybrid mode (#define HYBRID_THRESHOLD). In any case, TMC2208 also required:

#define MINIMUM_STEPPER_PULSE 1 // or 2 (only this required)
Non-extruder axes with TMC2208 also can stops if acceleration/speed too high -> so I would recommend trying to enable hybrid mode :)
Oldfalcon
Newbie Maker
Newbie Maker
Registado: 22 mar 2019, 17:24
Enviou: 55 vezes
Agradecimento recebido: 29 vezes

14 jul 2019, 21:28

Boas
Ainda não liguei embora tenha aqui uns 8825, prefiro aguardar pelos 2208 uart que estão já na alfândega e então fazer tudo de uma só vez por isso não posso responder.

Pelo que tenho visto o TFT não permite aceder a todas as funções.
O ecrân de origem embora muita gente inverta as ligações o problema do 5 V tem que ser tratado como tu já falas-te aqui, pois de contrário pode dar cabo da board.

Quanto ao extruder tenho visto muito pessoal a apresentar esse tipo de queixas com os 2208 uart mas se assim for coloco um dos 8825 nessa parte se for caso disso ou ir pela opção que referes.

Um Abraço
campos
Moderador Global
Moderador Global
Registado: 19 abr 2018, 12:54
Enviou: 213 vezes
Agradecimento recebido: 246 vezes

31 jul 2019, 11:07

Se queres usar os 2208uart tens de fazer 4 coisas:
  • descomentar as linhas do tipo : #define X_DRIVER_TYPE A4988 e mudar "A4988" para "TMC2208"
  • remover os 4 jumpers que ficam debaixo do 2208 na board, Nº1 na imagem
  • instalar um jumper para cada stepper que estam a vermelho, Nº2 na imagem
  • remover jumper em 3
Imagem
Estes utilizadores agradeceram ao autor campos pela mensagem:
Oldfalcon (18 ago 2019, 19:02)
campos
Moderador Global
Moderador Global

31 jul 2019, 12:02

"Visivel apenas para utilizadores registados" Escreveu: "Visivel apenas para utilizadores registados"
* Endstops dão sempre open. Voces ligaram o endstop directamente? inverteram alguma coisa?
Mudas o estado default open ou close alterando essa linha no firmware: #define X_MIN_ENDSTOP_INVERTING true
Sobre o extruder não mover o mais provavel é que estas a tentar mover com o hotend frio, tens uma opção activa por defeito que nao deixa mover o extrusor enquanto o hotend estiver abaixo dos 170ºc
Estes utilizadores agradeceram ao autor campos pela mensagem:
Oldfalcon (28 ago 2019, 16:46)
virt
Equipa Moderadores
Equipa Moderadores
Registado: 03 jul 2018, 14:56
Enviou: 63 vezes
Agradecimento recebido: 212 vezes

26 ago 2019, 15:23

"Visivel apenas para utilizadores registados" Escreveu: "Visivel apenas para utilizadores registados"
31 jul 2019, 12:02
Mudas o estado default open ou close alterando essa linha no firmware: #define X_MIN_ENDSTOP_INVERTING true
Sobre o extruder não mover o mais provavel é que estas a tentar mover com o hotend frio, tens uma opção activa por defeito que nao deixa mover o extrusor enquanto o hotend estiver abaixo dos 170ºc
Já reparei que em ambos os casos foi parvoíce minha.
O extrusor já mexe, provavelmente esqueci-me de aquecer e o firmware estava a prevenir extrusão a frio.....
Os endstop ainda não consegui... mas agora que estive a ler fui mesmo parolo... troquei Signal por Ground que são os unicos dois fios... e fiquei na mesma..
Na verdade o que tenho de fazer é manter o Signal no sitio certo e trocar o 5V pelo GND....

Bom tirando isso parece estar tudo OK. Vou estar umas umas semanas longe da impressora mas quando voltar penso que vou terminar o upgrade e começar a calibrar tudo.

Já agora, chegou-me o tft24 que permite touchscreen e modo 12864.
O modo 12864 funciona OK com os EXP1 e EXP2. No caso do modo touch também precisa do cabo TFT mas reporta-me sempre que não encontra a impressora.
Julgo que isto deve ser só problema da configuração da porta de serie(baudrate está certo).
A minha questão é... preciso do USB ligado? e posso ter o USB ligado ao PC ao mesmo tempo que o touchscreen?
Estes utilizadores agradeceram ao autor virt pela mensagem:
Oldfalcon (28 ago 2019, 16:46)
campos
Moderador Global
Moderador Global

28 ago 2019, 11:44

Não deixa ter os 2 aos mesmo tempo.
sobre o LCD touch eu dexei de usar porque usando o leitor de SD dele as impressões paravam de forma aleatoria. Não sei ao certo se é problema por ter os 2 ligados ao mesmo tempo ou era do LCD touch. De momento uso so um 12864 que este nunca falhou até agora.
Estes utilizadores agradeceram ao autor campos pela mensagem (total 2):
virt (28 ago 2019, 12:28) • Oldfalcon (28 ago 2019, 16:46)
Classificação: 25%
AntonioJRB
Newbie Maker
Newbie Maker
Registado: 11 set 2019, 17:52
Enviou: 0
Agradecimento recebido: 0

11 set 2019, 18:05

Vejam se ainda ajuda. Os endstops da SKR V1.3 estão no Port 1, que não são capazes de prover interrupção. Desta forma, ou você altera o endstop para as portas capazes (Ports 0 e 2) ou faz o seguinte:

Mantém comentada a linha:
//#define ENDSTOP_INTERRUPTS_FEATURE
(uma vez que estes pinos não suportam a interrupção na SKR)

Remove o comentário da linha:
#define PINS_DEBUGGING
(forçando o Marlin a realizar a varredura dos pinso de endstop - min - quando o comando GO HOME - G28 - for enviado)

Desta forma, você consegue controlar o ponto mínimo da mesa.

No meu caso, para não haver problemas com a mecânica da mesa no caso do ponto máximo ser ultrapassado, liguei os endstops de final de mesa no RESET. A máquina deve parar de qualquer forma, caso isto aconteça.
Responder