Imperfeições na impressão

Impressoras em que os movimentos se baseiam nas coordenadas cartesianas, cada eixo tem o seus próprios motores e são independentes.
Avatar do Utilizador
jbaiao
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 1169
Registado: 19 abr 2018, 16:13
Localização: Malveira
Equipamento: Hephestos, C3030XL, H3030XL
Enviou: 231 vezes
Agradecimento recebido: 574 vezes
Contacto:

02 jul 2019, 10:36

"Visivel apenas para utilizadores registados" Escreveu: "Visivel apenas para utilizadores registados"
02 jul 2019, 10:10
Sobre as velocidade de deslocação não existe motivo para não serem aumentadas para 200mm/s e não sei de nenhum motivo positivo para estar a usar este tais 150mm/s. Usar só porque se leu algures que é o recomendado não é motivo nenhum para mim. Eu uso 200mm/s na minha prusa e 230mm/s na corexy e nunca tive perda de passos, talvez uma possivel desvantagens é aumentar a vibração durante a impressão. Como vantagens tens algumas: maior velocidade de impressão, menor ozzing. Mas no fim a unica coisa que interesa é que não perda passos. Ainda por cima tens uma impressora com uma estrutura 3030... simplesmente testa e valida isso.
Não me viste falar que "li algures"....... até porque não faria sentido dizer isso só porque me apeteceu!
Logo a seguir disseste o motivo pelo qual aconselho os 150mm/s (eu uso 120mm/s), "aumenta a vibração durante a impressão."
Não vejo numa impressão de 5 ou 6 horas aumentar o tempo de impressão em mais 15 ou 20 minutos seja um problema face à redução de vibrações, especialmente se a impressora estiver num escritório ou até numa sala de estar......
Mas cada um lá terá as suas opiniões......... nem as vou discutir.
Estes utilizadores agradeceram ao autor jbaiao pela mensagem:
Santy (12 jul 2019, 16:56)
Classificação: 12.5%

"Visivel apenas para utilizadores registados"
sudo apt-get printer3030
Inteligência e conhecimento são coisas bem diferentes. :)
Avatar do Utilizador
Santy
Newbie Maker
Newbie Maker
Mensagens: 55
Registado: 27 jan 2019, 16:47
Enviou: 51 vezes
Agradecimento recebido: 4 vezes

06 jul 2019, 20:30

Boas, fiz algumas alterações e tenho um benchy a imprimir agora neste momento, e vejo que ainda tenho os mesmos problemas com aquelas bolinhas por fora.
Tenho aqui o que mudei e como está a ficar o benchy "Visivel apenas para utilizadores registados"
O que devo dar tweak?

Cumps.
Avatar do Utilizador
Santy
Newbie Maker
Newbie Maker
Mensagens: 55
Registado: 27 jan 2019, 16:47
Enviou: 51 vezes
Agradecimento recebido: 4 vezes

11 jul 2019, 22:37

Alguma sugestão?
Avatar do Utilizador
ajmartins
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 368
Registado: 23 abr 2018, 10:31
Enviou: 116 vezes
Agradecimento recebido: 174 vezes

12 jul 2019, 10:39

Se fosse eu começaria por verificar toda a parte mecânica da impressora, verificar se o extrusor está bem seguro, correias bem tensas... depois disto verificava novamente os passos por mm do extrusor e ia testando.
Estes utilizadores agradeceram ao autor ajmartins pela mensagem:
Santy (12 jul 2019, 14:52)
Classificação: 12.5%
Avatar do Utilizador
Santy
Newbie Maker
Newbie Maker
Mensagens: 55
Registado: 27 jan 2019, 16:47
Enviou: 51 vezes
Agradecimento recebido: 4 vezes

12 jul 2019, 14:53

"Visivel apenas para utilizadores registados" Escreveu: "Visivel apenas para utilizadores registados"
12 jul 2019, 10:39
Se fosse eu começaria por verificar toda a parte mecânica da impressora, verificar se o extrusor está bem seguro, correias bem tensas... depois disto verificava novamente os passos por mm do extrusor e ia testando.
Obrigado. Isso eu já fiz, várias vezes. Tudo certo. O problema é mesmo quando vai haver a retração de filamento, o nozzle ao "subir" cria lá aquela bolinha de filamento.
Avatar do Utilizador
virt
Equipa Moderadores
Equipa Moderadores
Mensagens: 569
Registado: 03 jul 2018, 14:56
Enviou: 63 vezes
Agradecimento recebido: 212 vezes

12 jul 2019, 15:10

Experimenta desligar o vertical lift.
Estes utilizadores agradeceram ao autor virt pela mensagem:
Santy (12 jul 2019, 16:54)
Classificação: 12.5%
Avatar do Utilizador
Santy
Newbie Maker
Newbie Maker
Mensagens: 55
Registado: 27 jan 2019, 16:47
Enviou: 51 vezes
Agradecimento recebido: 4 vezes

12 jul 2019, 16:55

"Visivel apenas para utilizadores registados" Escreveu: "Visivel apenas para utilizadores registados"
12 jul 2019, 15:10
Experimenta desligar o vertical lift.
Penso que já tenha experimentado mas vou tentar de novo mais logo.
Avatar do Utilizador
virt
Equipa Moderadores
Equipa Moderadores
Mensagens: 569
Registado: 03 jul 2018, 14:56
Enviou: 63 vezes
Agradecimento recebido: 212 vezes

12 jul 2019, 16:57

Só disse isso porque disseste que a imperfeição é criada por o nozzle levantar na retracção.
Isso é o que faz o vertical lift. Eu tenho o vertical lift desligado e não tenho qualquer problema com a retracção... e a nozzle nunca levanta a não ser para mudar de layer
Estes utilizadores agradeceram ao autor virt pela mensagem:
Santy (12 jul 2019, 17:35)
Classificação: 12.5%
Avatar do Utilizador
Santy
Newbie Maker
Newbie Maker
Mensagens: 55
Registado: 27 jan 2019, 16:47
Enviou: 51 vezes
Agradecimento recebido: 4 vezes

12 jul 2019, 21:40

Mais uma experiência, e os resultados foram novamente maus. Desliguei o vertical lift, 195/50ºc. 50mm/s.
Link para as configurações e resultado da impressão "Visivel apenas para utilizadores registados"
Avatar do Utilizador
ajmartins
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 368
Registado: 23 abr 2018, 10:31
Enviou: 116 vezes
Agradecimento recebido: 174 vezes

13 jul 2019, 11:05

Eu não acredito que tenha a ver com o Vertical Lift, mas sinceramente como uso sistema direto de extrusão, tenho mais dificuldade em tentar te ajudar. O que posso dizer é ires testando diferentes valores de velocidade de retracção e distância, não sei se esses valores serão os mais adequados para bowden.
Responder