Limpeza de placa

Projetos na área da eletrónica.
Pfreire
Novice Maker
Novice Maker
Registado: 29 nov 2018, 14:18
Enviou: 97 vezes
Agradecimento recebido: 135 vezes
Contacto:

13 jun 2019, 22:38

Boas, um dos projetos que tenho em mãos é a recuperação de um Commodore Amiga 500 que me tras muitas memórias.
De fábrica vinha com uns excepcionais 512Kb mas podia-se adicionar mais 512kb de memória para ficar com 1Mb que para a época era so para excêntricos. :-)
Pois bem, é isso que tenho aqui e a placa de expansão de 512kb nao está lá em grande estado.
Tinha uma bateria lá soldada que eu já removi mas que aparentemente estragou e danificou a placa.
Pelo que me lembro a placa ainda funciona mas queria limpa-la para a situação não piorar.
Alguem me aconselha algo que eu possa usar para limpar e melhorar o aspeto da placa e eventualmente parar o processo de corrosão caso ainda continue?

Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
Imagem
"Visivel apenas para utilizadores registados"
ajmartins
Moderador Global
Moderador Global
Registado: 23 abr 2018, 10:31
Enviou: 108 vezes
Agradecimento recebido: 168 vezes

14 jun 2019, 08:56

Tens vária soluções possíveis, por exemplo este spray "Visivel apenas para utilizadores registados", limpa os resíduos todos, e depois aplicas um selante "Visivel apenas para utilizadores registados" e diria que não voltas a ter o mesmo o problema.

Estes produtos são apenas uma ideia, existem vários outros de diferentes marcas e diferentes preços.
Estes utilizadores agradeceram ao autor ajmartins pela mensagem (total 2):
Pfreire (14 jun 2019, 09:01) • jbaiao (14 jun 2019, 09:27)
Classificação: 25%
ag22pt
Equipa Moderadores
Equipa Moderadores
Registado: 23 mai 2018, 10:46
Enviou: 433 vezes
Agradecimento recebido: 133 vezes

14 jun 2019, 11:02

Boas Pfreire,isso não é tão fácil como parece quando há derrame de acido das baterias para numa pcb é uma grande dor de cabeça :( mas vamos lá tentar!

O que eu faria se estivesse na tua pele :mrgreen: :

1 - Tirava todos os componentes da placa sim todos .

2 - Limpava "lavava" a pcb com diluente e com uma escova de dentes esfregava muito bem e de seguida com um detergente a base de amoníaco e agua lavava muito bem e esfregada com a escova por fim usava álcool isopropílico podes deixa-la de molho por um tempo .

3 - Rectificação das pistas,tens algumas pistas que está com o verniz corroído ,tens de raspar esse verniz muito bem,esse verniz absorveu o acido tens de raspar até ao cobre,depois passas por toda a pcb uma palha de aço sem ferires muito o verniz no fim limpas"lavas" novamente com álcool isopropilico com a ajuda da escova e estanhas as pistas usa um fluxo para ajudar a estanhar .
Também te aconselho a estanhares todos os olhais onde os componentes estão soldados a solda de origem já está contaminada e no fim lavar novamente com escova e álcool isopropilico.

4 - Depois de tudo limpo "incluindo os pinos dos componentes e a limpeza dos mesmos (podes colocar os componentes de molho em álcool por um tempo e depois escova-os ,aqui aconselho a estanhares os pinos com solda nova ) e estanhado passa uma camada de verniz para pcb tipo isto: "Visivel apenas para utilizadores registados"
só no lado dos componentes.

5 - Soldas todos os componentes novamente e esses 2 condensadores electrolíticos mete uns novos e depois de tudo soldado lavas a pcb muito bem com a ajuda da escova e o álcool isopropilico depois de seca passa o verniz no lado das soldas .

Resumindo é um processo demorado mas convém que seja feito pois o derrame de acido é o pior cenário que pode acontecer no pcb sem limpeza o acido com o tempo continua a corroer o cobre e os pinos dos componentes.

Abraço
Estes utilizadores agradeceram ao autor ag22pt pela mensagem:
Pfreire (14 jun 2019, 12:35)
Classificação: 12.5%
Pfreire
Novice Maker
Novice Maker
Contacto:

14 jun 2019, 12:35

Antes de mais @ag22pt muito obrigado pela exelente descrição.

Só uma pergunta, aquele liquido referido pelo ajmartins não pára a corrosão e "anula" o ácido?

Realmente os componentes não são muitos e ainda estão inteiros, o que já não é mau......

Vou ponderar se avanço com o método mais rápido descrito pelo ajmartins e ver se a coisa ainda funciona. Caso não funcione, bom , lá terei de usar o teu método garantidamente.

Obrigado mais uma vez.

Abraço

PF
virt
Pro Maker
Pro Maker
Registado: 03 jul 2018, 14:56
Enviou: 56 vezes
Agradecimento recebido: 188 vezes

14 jun 2019, 12:48

Um pouco offtopic mas aqui vai:
Tenho lá um A-500 funcional que só não vendi à uns anos pelo OLX porque me falta o cabo RGB.
Consigo ligação a Tv para confirmar que funciona a preto e branco mas o RGB perdi completamente....
Já encontrei uns bem caros à venda no ebay, no entanto já alguém se aventurou a fazer um cabo destes?
Pfreire
Novice Maker
Novice Maker
Contacto:

14 jun 2019, 12:57

@virt sim, é facil de fazer.
Já tenho qui o esquema de como o fazer mas provavelmente o mais facil é comprar o cabo já feito.
Há um link no olx que pelo que sei é fiavel e o pessoal tem comprado sem problemas.
O díficil é arranjar a ficha Db23 que só existe nos usa e alguns sítios da europa a venda e não compensa o trabalho e o custo.
Vale mais a pena comprar o cabo ja feito que há á venda no olx.
Resta dizer que não ganho comissao sobre as vendas dele visto que nem o conheço e provavelmente tambem lhe irei comprar o cabo :-)
Se eventualmente quiseres vender o amiga, depois avisa :-)

PF
virt
Pro Maker
Pro Maker
Registado: 03 jul 2018, 14:56
Enviou: 56 vezes
Agradecimento recebido: 188 vezes

14 jun 2019, 14:10

A ideia final seria essa...
Como não faço colecção do material antigo e me custa deitar fora porque sei que há malta que gosta de coleccionar!
ag22pt
Equipa Moderadores
Equipa Moderadores
Registado: 23 mai 2018, 10:46
Enviou: 433 vezes
Agradecimento recebido: 133 vezes

14 jun 2019, 14:30

"Visivel apenas para utilizadores registados" Escreveu: "Visivel apenas para utilizadores registados"
14 jun 2019, 12:35
Só uma pergunta, aquele liquido referido pelo ajmartins não pára a corrosão e "anula" o ácido?
Nunca experimentei,por isso não vou opinar :mrgreen: ,se experimentares com esse spray escova na mesma com uma escova de dentes no final passa por álcool entretanto tens de rectificar essas pistas como te disse e trocar esses 2 condensadores electrolíticos por novos e aplica o verniz no final !

Quando te disse que não é "pêra doce" anular o acido da pcb falo por experiência própria,por mais que se limpe e isole passados uns meses acaba por ter pontos de oxidação é mesmo lixado esses derrames de acido!

Abraço
Estes utilizadores agradeceram ao autor ag22pt pela mensagem:
Pfreire (14 jun 2019, 14:43)
Pfreire
Novice Maker
Novice Maker
Contacto:

14 jun 2019, 14:49

Vamos ver como corre, vou ver se compro isso amanha e vou postando fotos da evolução da coisa....

:-)
Estes utilizadores agradeceram ao autor Pfreire pela mensagem:
ag22pt (14 jun 2019, 15:36)
diogoc
Equipa Moderadores
Equipa Moderadores
Registado: 31 mai 2018, 14:32
Enviou: 13 vezes
Agradecimento recebido: 99 vezes

17 jun 2019, 09:34

Como já foi dito, no mínimo devias escovar toda a pcb com uma escova de dentes e álcool isopropilico.
Depois parece haver algumas pistas que já nem existem, e por isso terão de ser reconstruidas.
As pistas mais escuras estão oxidadas por baixo do verniz verde.
Pelo menos nessas terás que remover o verniz, lixar com uma lixa fina até ficar o cobre brilhante, e de preferência estanhar com o ferro de soldar.
Por fim aplicar verniz em spray.

Retirar todos os componentes e limpar a pcb em condições era o ideal, mas não vai ser fácil remover esses integrados DIP e o mais certo é danificares a pcb ou os componentes.
Estes utilizadores agradeceram ao autor diogoc pela mensagem:
Pfreire (17 jun 2019, 10:24)
Responder