Problemas AM8

Impressoras em que os movimentos se baseiam nas coordenadas cartesianas, cada eixo tem o seus próprios motores e são independentes.
Avatar do Utilizador
Oldfalcon
Newbie Maker
Newbie Maker
Mensagens: 11
Registado: 22 mar 2019, 17:24
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 2 vezes

13 mai 2019, 18:57

Boas,

Preciso da vossa ajuda para trentar resolver os problemas que estou a ter com a mudança da A8 para a AM8, para isso deixo aqui um relato das circunstâncias:

Como se griparam rolamentos do Y, resolvi por fim montar a estrutura AM8 da RATRIG que já cá tinha à algum tempo e assim foi, até aqui tudo bem em 2 fins de semana estava tudo montado, aproveitei para substutuir os referidos rolamentos por Ingus quer no X quer no Y, e substituir um veio do Y que tinha um muito ligeiro quase invisivel risco deixado pelos rolamentos, afinar mesa ok, verificar PID valores carregados mas aqui fiquei até com um pouco de mais variação por vezes, extrusão perfeita 100mm em 100mm.

A partir daqui as coisas deixaram de correr como estava habituado com a A8, uma primeira impressão não estava bem mas mal também não e achei que seriam ainda mais afinações precisas, uma segunda impressão mais demorada e com mais pormenor ( a frente do Millenium Falcon para um amigo ) e as coisas não correram bem e a mais de metade da impressão um treco da impressora alguma solipampa da board, variação de corrente e a impressão descambou toda para a dt e bateu no suporte do X desse lado e já não voltou a imprimir o resto do objecto no sitio, mas enfim , parei e tentei um cubinho de 20mm e dei com a correia desacertada do lado direito, mas pensei que tivesse sido causado pelo problema tido.

Após isto e correia corrigida e afinada, novo cubinho e até estava a melhorar, optei por imprimir um Benji e supresa minha entre o 5mm e os 15mm tenho uma deformação na frente do barco ( o barco ficou a imprimir com a frente virada para o lado dt do X) depois de ssa altura a coisa até ficava bem, excessão às tais afinações do slicer que uso (CURA).


Este fim de semana já com alguma fustração dei conta que tinha o varão superior do X com um ligeiro empeno e substitui, mas o problema continua, mudei para um novo bico 0.4 que cá tinha e mudei de filamento e a coisa melhorou um pouco mas não desapareceu.

Eu sei que é dificil darem uma opinião perfeita com base em fotos, mas agradecia todas as dicas que tiverem para dar, deixo aqui fotos umas do barco outra já com o novo filamento que não é a melhor côr para ver os pormenores mas é o que tenho neste momento:
Imagem
Imagem
Imagem
Última edição por FiwiPITO em 13 mai 2019, 19:29, editado 1 vez no total.
Razão: Edit: Coloquei as Fotos Visiveis.
Avatar do Utilizador
Yougurt
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 1122
Registado: 19 abr 2018, 13:52
Localização: Massamá
Enviou: 545 vezes
Agradecimento recebido: 427 vezes
Contacto:

13 mai 2019, 22:06

Olha, depois da descrição , até pensei que a print estivesse pior!

Do que vejo nas pics , o prob tem a ver com as settings do slicer e o cooling da peça, ou seja as blobs estão relacionadas com as start e stop layers , ( no s3d conseguia ajudar ) e prob na frente do bench parece me um misto disto é fraca ventilação na peça ! É um quase overhang difícil , nessa zona!

ABC e deixa ver se alguém ajuda com as settings de coasting e extra restart do cura que acho que precisas de mexer ai . ( talvez experimentar um pouco mais de retract antes...)
"Visivel apenas para utilizadores registados" Imagem
Avatar do Utilizador
Oldfalcon
Newbie Maker
Newbie Maker
Mensagens: 11
Registado: 22 mar 2019, 17:24
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 2 vezes

14 mai 2019, 09:22

Obrigado amigo Yougurt.

Sim retração tem sido um problema e tendo estado a usar bico 0.3, voltei para o 0.4 por essa razão.

E falares de problemas de ventilação faz sentido por em um testes já com 5mm de altura levantou o filamento como acontece na primeira camada quando tens temperatura a mais na mesa. :)
Avatar do Utilizador
Oldfalcon
Newbie Maker
Newbie Maker
Mensagens: 11
Registado: 22 mar 2019, 17:24
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 2 vezes

15 mai 2019, 18:22

Boas todos os outros problemas estão básicamente resolvidos com correções dos parâmetros do CURA, mas o problema na frente do Benji e todas as peças com ângulos curvos impressos virados para o lado dt do X ficam assim.

Ninguém tem dicas que possam ajudar?
Avatar do Utilizador
virt
Experienced Maker
Experienced Maker
Mensagens: 450
Registado: 03 jul 2018, 14:56
Enviou: 38 vezes
Agradecimento recebido: 138 vezes

15 mai 2019, 21:28

Isso acontece sempre no mesmo sitio da peça não é?
É se a peça estiver noutro local da mesa acontece tb?
Estes utilizadores agradeceram ao autor virt pela mensagem:
Oldfalcon (16 mai 2019, 21:17)
Classificação: 12.5%
Avatar do Utilizador
Yougurt
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 1122
Registado: 19 abr 2018, 13:52
Localização: Massamá
Enviou: 545 vezes
Agradecimento recebido: 427 vezes
Contacto:

15 mai 2019, 23:57

mantenho a minha aposta na ventilação defeituosa da pela descrição.
por alguma razão esse lado não esta a receber arrefecimento suficiente.

a dica de experimentares outra zona da cama ou orientar a peca noutra direccao, pode confirmar isto caso o defeito se mantenha ou não, respectivamente.
"Visivel apenas para utilizadores registados" Imagem
Avatar do Utilizador
Oldfalcon
Newbie Maker
Newbie Maker
Mensagens: 11
Registado: 22 mar 2019, 17:24
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 2 vezes

16 mai 2019, 08:41

Muito bom dia,

Fiz precisamente isso, mudei a o local para impressão e supresa a impressão voltou ao normal, com ainda algumas correcções a fazer, voltei a imprimir no centro e voilá voltou o problema, vou mudar a correia este fim de semana para ver.

Obrigado
Avatar do Utilizador
Yougurt
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 1122
Registado: 19 abr 2018, 13:52
Localização: Massamá
Enviou: 545 vezes
Agradecimento recebido: 427 vezes
Contacto:

16 mai 2019, 15:20

acho que estas a fazer um excelente despiste!
também verificaria a correia nesta fase.... as tantas ja perdeu alguns “dente”!
abc
Estes utilizadores agradeceram ao autor Yougurt pela mensagem:
Oldfalcon (16 mai 2019, 21:17)
Classificação: 12.5%
"Visivel apenas para utilizadores registados" Imagem
Avatar do Utilizador
Oldfalcon
Newbie Maker
Newbie Maker
Mensagens: 11
Registado: 22 mar 2019, 17:24
Enviou: 2 vezes
Agradecimento recebido: 2 vezes

16 mai 2019, 21:16

Espero sinceramente que seja mesmo a correia, amigo Yougurt e obrigado pelas dicas e apoio estava um desesperado :)
Avatar do Utilizador
PADEIRA
Equipa Moderadores
Equipa Moderadores
Mensagens: 649
Registado: 30 abr 2018, 17:20
Enviou: 335 vezes
Agradecimento recebido: 204 vezes

18 mai 2019, 01:15

estamos aqui para ajudar e ser ajudados :) o importante e ver estas maquinas todas afinadas como relógios suiços :D
Responder