ABS da RepRap.pt temperaturas Hotend e Hotbed

Tudo sobre filamentos: PLA, ABS, PETG, etc...
dpf90
Newbie Maker
Newbie Maker
Registado: 12 mar 2019, 04:15
Enviou: 0
Agradecimento recebido: 1 vez

13 mar 2019, 13:44

Boas

Agradeço informação sobre as temperaturas utilizadas.
Qual a influencia na impressão, em termos genéricos, de ter maiores ou menores temperaturas (acabamento/qualidade de impressão, descolamento da mesa, p/exemplo)?
jbaiao
Moderador Global
Moderador Global
Registado: 19 abr 2018, 16:13
Enviou: 163 vezes
Agradecimento recebido: 490 vezes
Contacto:

13 mar 2019, 14:10

As temperaturas utilizadas são definidas por ti!
Em primeiro usas as indicadas nas caixas do filamento (sim... tem lá temperatura aconselhada).
Depois tens de perceber o comportamento da peça impressa, e variares temperaturas.
Existem no thingiverse peças para imprimires a várias temperaturas e conseguires saber qual a que melhor se comporta na tua impressora.
Nota, mesmo com impressora exactamente iguais nem sempre as temperaturas são as mesmas..... e o que para mim pode ser a temperatura ideal, para ti pode não ser.

"Visivel apenas para utilizadores registados"
Inteligência e conhecimento são coisas bem diferentes. :)
latinhax
Novice Maker
Novice Maker
Registado: 19 dez 2018, 15:35
Enviou: 43 vezes
Agradecimento recebido: 22 vezes

13 mar 2019, 14:11

Penso que isso seja igual a todos os filamentos.
Tens a temperatura recomendada que depois tens que trabalhar nos numeros a volta disso pois depende sempre de maquina para maquina, ambiente onde estas inserido e etc.
Yougurt
Moderador Global
Moderador Global
Registado: 19 abr 2018, 13:52
Enviou: 543 vezes
Agradecimento recebido: 427 vezes
Contacto:

13 mar 2019, 15:21

@dpf90 , porquê a escolha do ABS? que tipo de trabalho vais efectuar?
"Visivel apenas para utilizadores registados" Imagem
dpf90
Newbie Maker
Newbie Maker

13 mar 2019, 18:27

Obrigado pelas respostas. A escolha do abs resulta da indicação expressa na Thjnguiverse das peças que pretendo (para segurar um tampo de vidro sobre a mesa ).
Yougurt
Moderador Global
Moderador Global
Contacto:

14 mar 2019, 13:47

mete ai o link para ver a peca, pls.
pode ser de uma altura em que o petg nao estivesse tao mainstream e dai referirem o abs.

abs é dificil, deita cheiros e fumes, sensivel a correntes de ar mid print com variacoes de temp.( deve ser impresso em impressoras fechadas )

petg pode ser uma solucao melhor e mais facil de usar.
dpf90
Newbie Maker
Newbie Maker

14 mar 2019, 13:54

"Visivel apenas para utilizadores registados"
PADEIRA
Equipa Moderadores
Equipa Moderadores
Registado: 30 abr 2018, 17:20
Enviou: 335 vezes
Agradecimento recebido: 204 vezes

14 mar 2019, 14:07

não precisas dessa peça para segurar o vidro... :roll:
Yougurt
Moderador Global
Moderador Global
Contacto:

14 mar 2019, 14:31

concordo. ai preferiria molas de escritorio ou ate mesmo as das molduras baratas, aquelas que é so cartao e vidro presos por 4 molas....

nao me digas q ja compraste o abs?

mesmo uma fan duct para aí pode muito bem ser feita em petg! conselho de amigo, nao te metas no abs a nao ser que seja absolutamente obrigatorio.
o @FiwiPITO é dos que conheco que mais utilizou abs e ele que te conte!
FiwiPITO
Moderador Global
Moderador Global
Registado: 23 abr 2018, 08:52
Enviou: 135 vezes
Agradecimento recebido: 112 vezes

14 mar 2019, 17:23

Olá Malta,

Sim, Eu e o Martins fomos/somos aqueles que quase sempre usaram ABS até conhecerem o PLA :mrgreen:

O ABS no verão é mais facil de Imprimir, quando a temperatura Ambiente é de 20 a 25º, neste momento hoje temperaturas medias de 10 a 15º tem que ser imprimido dentro de um Ambiente Controlado, as peças maiores, as mais pequenas nunca tive problemas...

As Temperaturas, O Ultimo ABS que usei foi da AmazonBasics, a semana passada para fazer uma Peça para o meu portao exterior, usei 100º na Cama quente, e 245º no HotEnd.

O Acabamento na minha Opinião é melhor que qualquer outro Filamento, basta colocares na Acetona que fica Magnifico.

Os Pros do ABS, para Mim é mesmo a chatice de ter que ser Imprimido numa Box Fechada; O Cheiro, é Obrigatório ser num sitio ou com muita ventilação ou então com Extractor de Fumos, Reforço a ideia, é Obrigatório.

Ventoinha Não podes usar, tem que ser sem qualquer arrefecimento de peça; :mrgreen: A Dificuldade e a Impossibilidade de efectuares alguns ângulos ou até mesmo Pontes.

Se tiveres alguma duvida, acho que não falta nada.

EDIT: Se compras-te ABS por causa disso :o para segurar o Vidro...É pah Eu prefiro as molas, muito melhor na minha Opinião. O ABS usamos hoje em dia como Ultimo recurso, como foi o Meu caso para Imprimir uma Peça que segura o Portao Exterior ao Braço, que Fiz em PLA não aguentou, Fiz em PTEG não aguente, ABS claramente aguentou.

EDIT 2: Só para teres uma ideia, peças grandes, a ventoinha da Fonte pode influenciar e fazer com que o Crack apareça, ;) Hehe, tantas vezes isso acontece em peças grandes, que se abrem no meio dos Layers...Costumava dizer, que para ter 1 peça ABS perfeita preciso de fazer 10x a mesma peça. :mrgreen:
Estes utilizadores agradeceram ao autor FiwiPITO pela mensagem (total 3):
Yougurt (14 mar 2019, 17:29) • PADEIRA (14 mar 2019, 18:16) • ag22pt (14 mar 2019, 18:25)
Classificação: 37.5%
Imagem FiwiPITO
Responder