Comprar Impressora 3D

Assuntos relacionados com impressoras 3D.
"....aqui não existem perguntas parvas , apenas as resposta!"
Avatar do Utilizador
PADEIRA
Equipa Moderadores
Equipa Moderadores
Mensagens: 723
Registado: 30 abr 2018, 17:20
Enviou: 385 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

05 mar 2019, 10:25

"Visivel apenas para utilizadores registados" Escreveu: "Visivel apenas para utilizadores registados"
22 fev 2019, 23:31
É o que fica com o afro? AHHAHA
Estou a utilizar o profile do Angus que supostamente é excelente para as strings mas mesmo assim a imprimir a Torre Eifel ficou cheia e no Alberto ainda aparecem muitas "bolhas" que supostamente seriam over-extruding mas ja fiz a calibração e parece-me que não resolveu.
Tentei ainda imprimir o Groot sentado por 3 vezes e acontece ali algo que não passa das primeiras 5 layers.

Tantas questões...
o Groot com o S3D dava me sempre erro...só consegui imprimir com o cura....e com ligação por USB...por microSD dava me sempre erro
Avatar do Utilizador
latinhax
Novice Maker
Novice Maker
Mensagens: 131
Registado: 19 dez 2018, 15:35
Enviou: 43 vezes
Agradecimento recebido: 22 vezes

05 mar 2019, 23:08

"Visivel apenas para utilizadores registados" Escreveu: "Visivel apenas para utilizadores registados"
05 mar 2019, 04:05
Um exemplo...eu tenho definido no slicer para comecar a impressao sempre do mesmo ponto...isso para a parte impressa nao ficar cheia de pequenos pontos...assim tem os pontos de inicio so de um lado...e para ficar ainda menos visivel o inicio do ponto tenho activado o coast at end para 0.8mm
Coast = isso quer dizer que o extruder para 0.8mm antes de acabar de imprimir a camada para aliviar a pressão no interior do bocal(nozzle) e desta maneira o ooze e menor...resultando em pontos de inicio pequenos quase inisiveis
Epa entretanto fiz umas modificações e já não me aparecem esses pontos. Fui por tentativas aumentando o Coast at End e o Wipe Nozzle e mudei a layer para começar de dentro para fora. Até que atingi valores em que imprimi um gnomo sem um unico ponto de inicio marcado na parte exterior do modelo. Quase perfeito diria eu
Avatar do Utilizador
weed2all
Talented Maker
Talented Maker
Mensagens: 393
Registado: 03 jul 2018, 17:01
Localização: Parede
Enviou: 94 vezes
Agradecimento recebido: 113 vezes

06 mar 2019, 00:28

"Visivel apenas para utilizadores registados" Escreveu: "Visivel apenas para utilizadores registados"
05 mar 2019, 23:08
"Visivel apenas para utilizadores registados" Escreveu: "Visivel apenas para utilizadores registados"
05 mar 2019, 04:05
Um exemplo...eu tenho definido no slicer para comecar a impressao sempre do mesmo ponto...isso para a parte impressa nao ficar cheia de pequenos pontos...assim tem os pontos de inicio so de um lado...e para ficar ainda menos visivel o inicio do ponto tenho activado o coast at end para 0.8mm
Coast = isso quer dizer que o extruder para 0.8mm antes de acabar de imprimir a camada para aliviar a pressão no interior do bocal(nozzle) e desta maneira o ooze e menor...resultando em pontos de inicio pequenos quase inisiveis
Epa entretanto fiz umas modificações e já não me aparecem esses pontos. Fui por tentativas aumentando o Coast at End e o Wipe Nozzle e mudei a layer para começar de dentro para fora. Até que atingi valores em que imprimi um gnomo sem um unico ponto de inicio marcado na parte exterior do modelo. Quase perfeito diria eu
Pois...isso e mais do mesmo...tentando e testando! Trial and error!
Ainda bem que conseguiu
Estes utilizadores agradeceram ao autor weed2all pela mensagem:
latinhax (06 mar 2019, 12:52)
Classificação: 12.5%
https://www.thingiverse.com/weed2all/about
Avatar do Utilizador
latinhax
Novice Maker
Novice Maker
Mensagens: 131
Registado: 19 dez 2018, 15:35
Enviou: 43 vezes
Agradecimento recebido: 22 vezes

06 mar 2019, 12:57

Agradeço a ajuda, logo posto aqui tambem um guia que me forneceram para facilitar a extrusão e retração que me parece ser interessante para qualquer impressora
Avatar do Utilizador
Yougurt
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 1211
Registado: 19 abr 2018, 13:52
Localização: Massamá
Enviou: 597 vezes
Agradecimento recebido: 470 vezes
Contacto:

06 mar 2019, 14:19

deixo uma dica para quem esta no fine tunning dos blobs e zits....

observem bem uma layer a ser impressa ( geralmente faço isto com 1as layers, no vidro, para ver bem )
se a blob ou excesso de plastico for no inicio da layer, activem o extra restart distance com um valor negativo, tipo -0,05 ou -0,1.

se o excesso for no fim da layer, entao usem o coasting que serve para aliviar um pouco a pressao no tubo, parando de deitar plastico umas fraccoes de mm antes da layer acabar.

isto, no S3d.
Estes utilizadores agradeceram ao autor Yougurt pela mensagem:
weed2all (07 mar 2019, 18:48)
Classificação: 12.5%
"Visivel apenas para utilizadores registados" Imagem
Avatar do Utilizador
latinhax
Novice Maker
Novice Maker
Mensagens: 131
Registado: 19 dez 2018, 15:35
Enviou: 43 vezes
Agradecimento recebido: 22 vezes

13 mar 2019, 19:24

Preciso de uma ajuda, ando muito a volta disto mas não consigo ter uma impressão firme em certas partes que normalmente outros sem suportes conseguem ter.
Este modelo imprimi com layer de 0.16, 20%infill e a 5400 mm/min

Imagem
Imagem
Avatar do Utilizador
virt
Pro Maker
Pro Maker
Mensagens: 539
Registado: 03 jul 2018, 14:56
Enviou: 56 vezes
Agradecimento recebido: 188 vezes

13 mar 2019, 19:31

Podes tentar usar outra saída de ar na ventoinha ou reduzir um pouco a temperatura(5º).
Usas que saida de ar? a que veio com a ender?
Podes experimentar outra que encontres no thingiverse como por exemplo:
"Visivel apenas para utilizadores registados"

mas vendo as fotos esses pontos parecem-me criticos, mesmo com melhorias acho que só ficaria seguro com suportes
Avatar do Utilizador
latinhax
Novice Maker
Novice Maker
Mensagens: 131
Registado: 19 dez 2018, 15:35
Enviou: 43 vezes
Agradecimento recebido: 22 vezes

13 mar 2019, 19:36

Na ventoinha esta tudo stock ainda.
A cena é que no modelo em si diz mesmo que não precisa de suportes por isso a minha questão
Avatar do Utilizador
Yougurt
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 1211
Registado: 19 abr 2018, 13:52
Localização: Massamá
Enviou: 597 vezes
Agradecimento recebido: 470 vezes
Contacto:

14 mar 2019, 14:06

@latinhax , liga qb às dicas nos descritivos do thingui. todas as maquinas sao diferentes no que diz respeito a hoverhangs e bridging, ( as duas situacoes em que se usam os suportes) ou entao quando uma parte da peca esta literalmente no “ar”. vais ver que com o tempo, conhecendo a maquina, basta te olhar para o stl para saber como orientar, onde colocar suportes, etc, sem os descritivos. afinal, ninguem conhecerá melhor a tua maquina do que tu.

há limites aquilo que os suportes podem fazer, ou seja, nao fiques com a expectativa que la por usarmos suportes num local em que de outra forma teriamos filamento a ser impresso no ar ( uma queixada , por exemplo ) , que o resultado final seja identico ao das outras paredes da peça.
o que se pode fazer é tentar diminuir isso, utilizando as funcoes do slicer.
eu gosto de ter as dense suport a 100% com 6/7 layers para tentar ter um “apoio” o mais “lisinho “ possivel e depois uso uma support infill density baixa , á roda de 15/20% , para poupara tempo e filamento.

tipo isto :
Imagem

depois , se imprimir a 0,1, tenho de ter uma 2/3 layers de separacao para aquilo nao colar.
mas como podes ver, nunca ficara lisinho, lisinho.

o outro aspecto que vejo, o encaracolar das orelhas, tem mis a ver com a ventilacao do que com suportes. O venting é essencial nestas pecas com formas organicas.
outra coisa que ajuda é imprimir com 3 paredes e imprimir de dentro para fora, que assim a layer exterior e que esta visivel, tem algo mais a que se agarrar.
abc


esse teu queixo n ficou nada mau até. alias , nao ficou pior que o do alien abaixo, que infelizmente nao tenho pic desse angulo por aqui.... mas percebes em que figura meti este suportes acima , mais mais importante, a form clen como os mesmos sairam.

Imagem


Depois, com a pratica e com confianca na maquina podes fazer coisas malucas, como esta em que me surpreendi a mim proprio :

Imagem
Imagem

a mola é funcional, em pla e faz parte duma prop que fiz.

fica com o guia s3d:
"Visivel apenas para utilizadores registados"
abc
Estes utilizadores agradeceram ao autor Yougurt pela mensagem (total 2):
latinhax (14 mar 2019, 14:12) • PADEIRA (14 mar 2019, 14:15)
Classificação: 25%
"Visivel apenas para utilizadores registados" Imagem
Avatar do Utilizador
latinhax
Novice Maker
Novice Maker
Mensagens: 131
Registado: 19 dez 2018, 15:35
Enviou: 43 vezes
Agradecimento recebido: 22 vezes

14 mar 2019, 14:14

Obrigado pela info, tenho que fazer mais testes em volta disso que me disseste para ver ate que ponto consigo ir
Responder