Extrusor Stock Anet A8 - Dicas de assembly

Tutoriais, Guias e Dicas Úteis
Responder
Avatar do Utilizador
jbaiao
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 1007
Registado: 19 abr 2018, 16:13
Localização: Malveira
Enviou: 163 vezes
Agradecimento recebido: 490 vezes
Contacto:

11 fev 2019, 17:03

Como alguns de Vós já devem ter percebido, nos últimos dias tenho dedicado o tempo a converter a anet do @PADEIRA para a frame "Anet 3030"... ou mais propriamente "Prusa 3030" :).
Aproveitando este trabalho, hoje trago-vos umas modificações e explicações acerca do heat break, nozzle e tensão do filamento no extrusor de stock da anet 8.
Este procedimento faço em todas as impressoras cujo extrusor é idêntico à mk7/8/9 ou em qualquer extrusor cujo heat break usa no seu interior o tubo PTFE.
Talvez desta forma consiga transmitir como se pode e deve proceder neste tipo de extrusor, resolvendo 90% dos vossos problemas de clogs.

Como todos nós sabemos, numa impressora lowcost existe um sério problema de controle de produção. Não é à toa que conseguem preços na ordem dos 100€.... e estes exemplos são bem elucidativos dessa falta de controle.

HEAT BREAK OEM:

O "heat break" que vem na anet trás o tubo ptfe com diâmetro errado, tal como podem ver nesta foto, no lado superior (furo no metal) a medida é de 1.75mm mas no lado oposto onde encosta no nozzle tem 3.10mm!!!!!!!
Imaginem a zona onde o filamento está a derreter, terá aproximadamente 1.2mm de área para expandir, no PLA é quase garantido que mais cedo ou mais tarde trará problemas de encravamento.
Também é um dos motivos pelo qual quando querem substituir o filamento acabe por ficar de tal forma preso dentro do heat break que obriga a terem de desmontar o extrusor para o remover.

Imagem

A solução passa por substituir logo por um que tenha o interior 2mm.
Aproveitei e mudei logo em todos os que tinha suplentes:

Imagem

Tenham apenas em atenção que o corte do PTFE deve de ser perfeito e à face do heat break.
Acreditem, só esta pequena modificação fará toda a diferença. Perdem 2 minutos e poupam muito tempo em problemas oriundos deste local.

APERTO DO NOZZLE

Outro problema que vejo constantemente é a forma como é instalado e respetivo aperto do nozzle.

O procedimento que uso consiste em 2 etapas "bem simples"!

Primeira etapa: Aperto ligeiramente o nozzle no bloco e de forma a que encoste no heatbreak. Garanto que fico com uma distancia do nozzle ao bloco de aproximadamente 0.5mm.

Segunda etapa: Aquecer o hotend a 240º e manter aproximadamente 1 minutos. Desligar e imediatamente reapertar ligeiramente o nozzle (muito cuidado com o aperto!). Não exagerem no aperto.... se não acaba por partir o nozzle.

Imagem

TENSÃO INTERNA DE ENCOSTO DO FILAMENTO

Outro sério problema no extrusor de stock.
Observem bem o vosso extrusor. Se repararem bem, para tencionar o rolamento de encosto do filamento à "gear", é necessário tirar o parafuso superior e colocar uma chave sextavada na cabeça do parafuso que contem uma porca e .... bem! Que confusão! Porque raio tinham de complicar uma coisa tão simples!

Imagem

Vamos lá "descomplicar isto de uma vez por todas" heheheh
Primeiro, cortei um parafusos sextavado interior de 5mm. Coloquei uma porca como espaçador e serviu de "bitola". Depois de cortado inseri na mola.

Imagem

Depois sigo para a montagem.
Eliminei o perno interior (o que tinha uma porca.. o tal de afinação!) e substitui o parafuso inferior por um sextavado interior de 4x30 (por forma a que entre na mola), tal como demonstro na "seta verde".
A mola com o parafuso que cortei (seta vermelha) entra nesse parafuso e na parte de cima fica o parafuso cortado.
O parafuso do topo (onde pressionamos para substituir o filamento) passa a ser o respetivo tensor. Sempre que quiser tencionar o filamento, basta apertar o parafuso! A porca deixei ficar, no final do tensionamento aperto contra o bloco de alumínio, desta forma o parafuso não desaperta com as vibrações.

Imagem

Por fim montei tudo. Resultado final:

Imagem

Por isso meus amigos.... nada como fazerem logo estas modificações assim que recebem a vossa anet.
Poupam imensas dores de cabeça!
Estes utilizadores agradeceram ao autor jbaiao pela mensagem (total 2):
ag22pt (11 fev 2019, 17:20) • ajmartins (11 fev 2019, 17:39)
Classificação: 25%

"Visivel apenas para utilizadores registados"
Inteligência e conhecimento são coisas bem diferentes. :)
Responder