Pequenos acessórios Star-Lord (Guardiões da Galáxia)

Responder
ffoxweaver
Newbie Maker
Newbie Maker
Registado: 12 out 2018, 13:17
Enviou: 1 vez
Agradecimento recebido: 20 vezes

29 abr 2019, 12:59

Já não publicava aqui há algum tempo.

Pois bem, para enriquecer o meu cosplay de Star-Lord, pedi ajuda a um amigo para me imprimir umas peças em plástico. Eu sei, já me devia ter dedicado a imprimir as minhas próprias peças... Hei-de lá chegar.

Nesta foto estão: A parte da frente da fivela (que já tinha há algum tempo e que não funciona como fivela), dois pendentes, um pin e dois adornos para um outro projecto que ainda hei-de completar.

Imagem

Usei silicone da feroca para criar uns moldes.

Imagem

O objectivo era recriar as peças usando metal de baixa fusão. No entanto, ainda lhe estou a apanhar o jeito... É muito fácil dar para o torto, criar bolhas, etc.

Então acabei por avançar com resina de poliuretano.
O desafio maior foi a fivela. Usei uma espécie de botão, um pedaço de aluminio e uma fivela velha para tornar a fivela funcional. Enquanto secava, mergulhei essas partes na resina e devo dizer que o resultado é bastante satisfatório. Mesmo numa peça tão fina, não parte nem dobra.

Imagem

Por fim, passei tudo numa camada de tinta (spray) resistente ao calor, um pouco de tinta metalica Vallejo prateada, um pouco de Rub'n'Buff prateado (note-se que se tiverem jeitinho, a Vallejo chega e é bem melhor), e ainda um pouco de tinta acrilica preta só para parecer mais sujo.

Os pendentes levaram só o spray e Vallejo prateada e dourada. O pendente do globo ainda sofreu um pouco às mãos de um ferro de soldar para alisar um pouco a textura.

Imagem

Acabei por desistir do pin, visto que implicaria danificar o casaco. As duas peças restantes são para adornar um cinto, mas isso ainda vai demorar. Quando estiver completo também partilharei no fórum :). Dessas vou mesmo precisar de várias cópias e aí é que os moldes vão dar jeito.
Estes utilizadores agradeceram ao autor ffoxweaver pela mensagem (total 3):
campos (29 abr 2019, 13:55) • PADEIRA (29 abr 2019, 15:53) • exhit (04 mai 2019, 16:06)
Classificação: 37.5%
Yougurt
Moderador Global
Moderador Global
Registado: 19 abr 2018, 13:52
Enviou: 545 vezes
Agradecimento recebido: 427 vezes
Contacto:

04 mai 2019, 13:07

@ffoxweaver , já tinha saudades destes teus projectos!
A preparar os Cosplay de Verão, estou a ver!

Ora bem, o projecto é super interessante, Star Lord Fan here ( acho até que tenho algures stl,s para o walkman amarelinho dele.... mas isso podemos falar depois....) .

Já agora, como vais abordar o capacete e as guns?

agora a critica, construtiva, espero!
Gosto de tudo, com exeção do primeiro passo , que infelizmente deixou marcas em todos os passos seguintes...
Como ainda vais fazer mais moldes, achei importante deixar aqui a minha sincera opiniao.
não consigo gostar do look da fivela por isto mesmo , mesmo com a pintura, sorry.

essas peças precisavam de mais trabalho na fase pré criação do molde, na impressão 3d em si. assim , as peças acabaram por ficar com as marcas das layers e /ou outras coisas que nao foram corrigidas e deviam ter sido.

processo simples, putty grosso, lixa, putty fino lixa.
ao dispor para alguma dica que precises neste aspecto!
Isso merecia estar lisinho e com formas bem definidas. Sou franco, ao longe de certeza que parece muito bem, cumpre a funçao, de perto parece demasiado artesanal para o meu gosto, ( sou picuinhas assumo)

estou a ser um xatinho do catano com isto , porque sei que podes fazer de forma mais eficaz neste passo sem grande dificuldade adicional. sao pecas pequenas e num par de horas fazes isso ( se fores avançar para o capacete ou armas,, esss sim dao trabalho! )

Assim acrescentas uns pontos valentes no acabamento geral!
"Visivel apenas para utilizadores registados" Imagem
ffoxweaver
Newbie Maker
Newbie Maker

07 mai 2019, 14:04

Hey!

Obrigado. Não é bem de Verão, porque ainda são quentinhos, mas bem mais frescos que os de Assassin, isso é certo :D

Críticas aceites, sem problemas.
Eu quis experimentar coisas. A fivela já tinha há muito tempo. Na altura tentei usar... já não sei se foi epoxida ou cola branca para alisar. Como se pode ver, nao teve grande sucesso. Ficou estranho e nota-se principalmente na primeira foto (a peça de plástico pintada). As outras peças, assumi que ia brincar com elas com o x-acto, ferro de soldar, etc mais tarde e, sendo coisas pequenitas e tando com um bocadinho de pressa (queria isto a tempo da estreia do Endgame), não me dediquei muito. Eu também sou picuinhas, mas perdo-o se der um ar mais... vamos chamar-lhe "rústico" ou, melhor ainda para este caso, "esta treta foi ao espaço". No produto final nao se notam muito as linhas da impressão nos pendentes. A fivela continua com o mesmo aspecto amassado e nem me importava que tivesse ganho umas bolhitas de ar... Mas pronto.

Nota que esta também foi a minha primeira experiência tanto com moldes de silicone como com resina e queria ver o que saía. Tinha várias questões. O molde fica com muito detalhe? Se sim, esse detalhe passa para a resina? E isso até podia ver na net, mas esse silicone especial para fazer casting the metais de baixa fusão. Será que os detalhes do molde têm o mesmo efeito na resina e no metal? A resposta vem noutro post futuro :D

Em breve irei fazer algo que vou dar mais atenção a essas coisas. Obrigado pelas dicas ;)
Última edição por ffoxweaver em 07 mai 2019, 15:01, editado 2 vezes no total.
ffoxweaver
Newbie Maker
Newbie Maker

07 mai 2019, 14:52

Quanto às armas, já tenho. Arranjei umas Nerfs e pintei. Não sou muito de pinturas, mas foi divertido.

Quanto à máscara, nao sei se vou fazer. Por um lado, dava outro ar, por outro já tenho uns bons headphones e gosto de apanhar ar na "benta", principalmente considerando que os eventos mesmo no Inverno têm tendência a ser quentinhos no interior. Há uns 3 anos vi um rapaz com uma e não acho que tenha estado com ela mais que 30min... Portanto, só se for pra foto.

Este do Star-Lord já usei antes. Este ano completei-o mais. A novidade que queremos levar ao Iberanime Lisboa será a Gamora.
Yougurt
Moderador Global
Moderador Global
Registado: 19 abr 2018, 13:52
Enviou: 545 vezes
Agradecimento recebido: 427 vezes
Contacto:

25 mai 2019, 10:46

@ffoxweaver , sempre conseguiste ir como casal StarLord/Gamorra?
Estou curioso ;)
"Visivel apenas para utilizadores registados" Imagem
Responder