Que material usar na construção entre outras dúvidas

Assuntos relacionados com CNC
Responder
Jgoncalves
Newbie Maker
Newbie Maker
Registado: 20 jun 2019, 12:24
Enviou: 0
Agradecimento recebido: 0

21 jun 2019, 14:31

Olá pessoal,

Como indiquei na minha apresentação, pretendo construir uma CNC e tenho andado em pesquisas para perceber se o consigo fazer (os meus conhecimentos de electrónica são muito básicos, por exemplo) e a que custo.

Estou inclinado para seguir o projeto do canal de youtube brasileiro "Visivel apenas para utilizadores registados", construido maioritariamente em MDF 15mm. Primeira dúvida: será este material resistente o suficiente para uma CNC com estas dimensões (+/-70x67cm)? Precisa o MDF de algum tratamento para que fique mais resistente?

A ideia era depois desta versão em mdf construir uma nova com outro tipo de material usando a própria cnc para construir as peças. No Brasil usam muito PEAD... também temos isso por cá? Onde se pode arranjar?

Segunda dúvida: usar uma tupia ou spindle? Considerando potências equivalentes entre eles, qual fica mais barato? E em eficiência?

O material estou a pensar comprar via aliexpress e afins... temos por cá algumas lojas com este tipo de material a preços competitivos?

Para já acho que é só. Como vêem, ainda estou numa fase muito embrionária, pelo que avanços concretos ainda vão demorar.
ag22pt
Moderador Global
Moderador Global
Registado: 23 mai 2018, 10:46
Enviou: 463 vezes
Agradecimento recebido: 140 vezes

21 jun 2019, 18:23

Boas Jgoncalves, suponho que te estejas a referir a cnc "REVOLUTION 2" ?!
Se fores usar MDf usa - MDF CRU HIDRÓFUGO é mais resistente a humidade!
Em relação ao PEAD (Polietileno de Alta Densidade) tmb desconheço quem venda aqui em Portugal mas acredito que seja mais caro que o mdf.
Para inicio aconselho a tupia é mais barata e se não tiveres problemas de barulho pois são muito ruidosas!
Um spindle dedicado a cnc é mais caro para uma potencia similar a de uma tupia!
Em relação onde comprar acredito que não haja lojas com preços competitivos para este tipo de material cá em Portugal aconselho aliexpress, bangood e Ebay de preferência Aliexpress com envio da Alemanha caso o valor total ultrapassar os 22€
Abraço
Pfreire
Rookie Maker
Rookie Maker
Registado: 29 nov 2018, 14:18
Enviou: 110 vezes
Agradecimento recebido: 163 vezes
Contacto:

21 jun 2019, 22:24

Boas @Jgoncalves penso que em termos de PEAD nao ira ser facil de encontrar. Talvez algo como isto?
"Visivel apenas para utilizadores registados"
Talvez PTFE pois pela descrição é bom para maquinar?

Quanto ao MDF , provavelmente aqui perto eles vendem ali na entrada de Pinhal dos Frades.
Acho que nunca vi desse tipo no Aki ou no Leroy, ou entao não reparei bem :-)

Finalmente tenho aqui alguém perto :-)

Abraço.
Jgoncalves
Newbie Maker
Newbie Maker
Registado: 20 jun 2019, 12:24
Enviou: 0
Agradecimento recebido: 0

24 jun 2019, 12:51

Boas,
"Visivel apenas para utilizadores registados" Escreveu: "Visivel apenas para utilizadores registados"
21 jun 2019, 18:23
Boas Jgoncalves, suponho que te estejas a referir a cnc "REVOLUTION 2" ?!
Se fores usar MDf usa - MDF CRU HIDRÓFUGO é mais resistente a humidade!
Sim, é a Rev2 que quero fazer.
O meu receio do MDF é realmente a durabilidade... vou ver essa sugestão do MDF Cru Hidrofogo. ;)
"Visivel apenas para utilizadores registados" Escreveu: "Visivel apenas para utilizadores registados"
21 jun 2019, 22:24
Boas @Jgoncalves penso que em termos de PEAD nao ira ser facil de encontrar. Talvez algo como isto?
Talvez PTFE pois pela descrição é bom para maquinar?
PTFE ou Teflon, parece parecido sim. Vou investigar.

Em princípio vou avançar com a solução do MDF, se depois de construir achar que não é o melhor material em termos de futuro, logo penso em substituir eventualmente por alumínio, que será certamente bem mais resistente.

Estou a pensar numa tupia Makita RT0700C. Dará bem conta do recado? Para materiais mais duros como alumínio também?
Pfreire
Rookie Maker
Rookie Maker
Registado: 29 nov 2018, 14:18
Enviou: 110 vezes
Agradecimento recebido: 163 vezes
Contacto:

25 jun 2019, 14:29

Nao tendo a certeza absoluta nao me parece que tenhas problemas em usar a makita para cortar aluminio tenhas algum problema.
Se usares uma boa fresa, eventualmente própria para alumínio, quase que tenho a certeza absoluta que não terás problemas.
Um pequeno exemplo é o pequeno cnc que tenho , segundo as especificações não dá para alumínio e eu tenho videos de pessoal a usar com latão. Acho que tudo vai depender grandemente da qualidade da fresa usada.

Quanto á makita, além dessa eu comparava com a equivalente da dewalt pois a dewalt tem luzes por baixo para iluminar o trabalho o que pode ser uma mais valia para o uso que lhe vais dar, ou não :-)

Fica aqui um comparativo
Responder