Iniciação à impressão

Assuntos relacionados com impressoras 3D.
"....aqui não existem perguntas parvas , apenas as resposta!"
Responder
ffoxweaver
Newbie Maker
Newbie Maker
Registado: 12 out 2018, 13:17
Enviou: 13 vezes
Agradecimento recebido: 39 vezes

23 mai 2019, 14:23

Boa tarde,

Este fim-de-semana terminei mais um projecto (que há-de surgir na área do cosplay mais tarde ou mais cedo) e antes que comece outro acho que está na altura de saltar para a impressão 3D. Até hoje já usei a tecnologia várias vezes, mas limitei-me a criar/editar modelos e as impressões em si foram feitas por outras pessoas.

Tenho uma ideia básica de como funciona. Temos um rolo de plástico que fica viscoso ao passar por uma ponta quente e uns motores que fazem com que a tal ponta vá mudando de posição face a uma cama onde a impressão assenta. Tal como uma impressora de tinta tem um eixo e um motor que mexe a folha de papel criando desenhos 2D, mas com mais um eixo. Mais ou menos. Isto claro, nas cartesianas, mas acho que não me vou meter nas delta para já, apesar de a trigonometria me parecer interessante.

Tenho noção que temperaturas, pó, vibrações, humidades, etc, tudo tem um impacto na qualidade da impressão, além da qualidade dos filamentos.

Do que andei a ler aqui no fórum, fiquei com ideia que as impressoras com melhor qualidade a custo "introdutório" seriam a Anet A8 ou a Ender 3. No entanto, notei que as áreas de impressão são algo reduzidas (22x22cm). Eu sou um tipo que gosta de meter as mãos na massa e se tem safado até a esculpir aluminio com uma dremel. Além disso, nao sei que quantidade de uso irei dar à impressora. Por outro lado, gosto de investir nas ferramentar para me poupar tempo e trabalho. Acham que essas são mesmo a melhor opção para mergulhar o pézinho ou haverá algo com uma área de impressão um pouco maior onde ainda se possa dizer que estamos num nível inicial?
Note-se que a maioria das peças que irei imprimir irá provavelmente passar os 22cm e, mesmo que faça na diagonal, é possível que nao caibam.

Falando em orçamentos, 200€ parecem-me um valor aceitável para um salto de fé, mesmo sabendo que provavelmente acabarei a pagar mais, principalmente se o bichinho pegar. Só quero manter-me bem longe dos 700-900€.

Por fim, e já que estamos aqui, não sei se é permitido e já fiz alguma pesquisa, mas se puderem aconselhar sites especificos onde possa pagar menos e ter boas experiências, agradeço. Também agradeço se me chamarem a atenção para factores que deva ter em conta, claro.

Obrigado desde já.
Yougurt
Moderador Global
Moderador Global
Registado: 19 abr 2018, 13:52
Enviou: 595 vezes
Agradecimento recebido: 470 vezes
Contacto:

23 mai 2019, 16:18

Ora Boas!

200€ é curto para o que pretendes. por esse valor consegues quanto muito maquinas chinesas Stock com camas de apenas 20x20...

uma hipotese e de alguma forma segura, porq7e existe comunidade de apoio, seria a anet com kit estrusoes 3030 e fazendo crescer para cama de pelo menos 20*30. ja ficavas comuma area maior e um modelo solido, ja com bastantes users aqui do forum a usar.

contudo para as tuas props, 300*300 seria o ideal.... os capacetes e chest pieces, para serem feitos numa unica peça ( maior rigidez, menos trabalho de acabamento ) as vezes nem esta medida chega.....

Ve os precos das CR 10 , com essas areas de impressao. mais uma vez refiro esta pelo que me parece ser a comunidade de apoio, e muitos dos videos de props que vou apanhando sao com este modelo.

Agora um comment importante:
se achas que nao vais ter muito tempo, pensa bem! estas maquinas obrigam a calibrar , fazer manutenção, corrigir problemas que surgem sempre, etc.

quando tudo esta afinadinho, ate da gosto, é por a imprimir e esperar sossegadinho no dia seguinte ou dois dias depois esta feito.... contudo existem alturas em que todas as maquinas parecem embruxadas....!

um abc, deixa ver os bitaites do resto da malta
"Visivel apenas para utilizadores registados" Imagem
BigShadow
Newbie Maker
Newbie Maker
Registado: 29 abr 2019, 19:22
Enviou: 0
Agradecimento recebido: 15 vezes

23 mai 2019, 18:38

Como o Yougurt disse vais ter de perder tempo a calibrar mesmo nas de gama mais alta isso acontece, por esse preço que pede acho dificil encontrares para dimenções grandes. Eu comprei agr a uns tempos a CR-10S (versão melhorada da cr10 +1motor no eixo z, software com mais algumas opções como qd falha a luz poderes so ligar denovo a impressora e continuar a impressão sem problemas, run out sensor etc) é uma boa impressora ate agr estou a gostar mas ainda n consegui atinar com a impressora como deve de ser, mas com uma boa comunidade, para isso que falas de cosplay e de props ve-se mt gente a usar CR10 S4/S5 em que as dimensões sao 40x40x40/50x50x50 mas nessas ja falas noutro tipo de orçamento.

Em relação a CR10 consegues encontrar na gearbest por volta de 310-320 euros e cr10s entre 380-400.

Depois é como o pessoal diz ai se o bixo pega vais começar a dar upgrades e a lista vai se estendendo.

Qualquer maneira esta é a minha opiniao, mas tal como tu sou um noob aqui
ffoxweaver
Newbie Maker
Newbie Maker

24 mai 2019, 09:40

Estou a perceber. O orçamento que dei pode ser demasiado baixo para o que peço. Ainda assim 400 é diferente de 700-900 :)

Fica uma questão: Indo para máquinas maiores irá tornar a aprendizagem mais difícil?
BigShadow
Newbie Maker
Newbie Maker

24 mai 2019, 10:57

Dificil em que ponto? montagem? Se for montagem a CR10 é uma que vem em 3peças separadas basicamente em 30 a 45min metes isso a andar, tens alguns modelos que sao as "copias" da cr10 mas em termos de segurança tens de ter mais cuidado e fazer algumas alterações.
ffoxweaver
Newbie Maker
Newbie Maker

24 mai 2019, 13:06

Obrigado :). Vou procurar saber mais sobre essa.
BigShadow
Newbie Maker
Newbie Maker

24 mai 2019, 13:17

Existe uma grande comunidade da creality do grupo cr10 10s s4 s5 10 mini no facebook:
"Visivel apenas para utilizadores registados"

Se realmente fores para essa é melhor comprares um vidro ou uma outra base para por pq o vidro de origem não é completamente direito
ffoxweaver
Newbie Maker
Newbie Maker

04 jun 2019, 10:58

Que opinião têm da CR-10Mini?
É 30x20 em vez de 30x30, mas ainda é um bom bocado mais barata.
PADEIRA
Equipa Moderadores
Equipa Moderadores
Registado: 30 abr 2018, 17:20
Enviou: 385 vezes
Agradecimento recebido: 215 vezes

04 jun 2019, 16:44

eu iria para 30x30.... e nao precisa ser uma CR-10....existe outras opções tão boas como a CR-10 com um preço mais amigavel....
ffoxweaver
Newbie Maker
Newbie Maker

18 jun 2019, 08:57

Depois de mais alguma pesquisa, decidi relaxar os meus requisitos, nomeadamente o do volume de impressão. Estou agora de olho na Ender 3.
Tenho andado a rondar um grupo no FB (de CRs e Enders e afins) e parece-me porreira.

Qual a vossa opinião? Onde sugerem procurar para comprar? O preço mais baixo que encontrei até à data foi na Gearbest, mas Gearbests, Aliexpresses, Pixmanias, Banggoods deixam-me de pé atrás.
Responder