Supercapacitor

Projetos na área da eletrónica.
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antonvier
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12 mai 2019, 15:56

eu já sabia muito de longe que os supercapacitores estavam sendo estudados como uma promissora forma de armazenagem de energia, mas tomei um susto ao me deparar com esse "monstro" de 500 F ( :o ) por pouco mais de 2 euritos:

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parece-me que o fim das baterias quimicas vem antes do que esperavamos, pois 500 F, se não me engano e lembrando vagamente das aulas do colégio, são iguais a 500 C/s = 500 watts - o que daria pra mover um motor razoável, e se meus cálculos continuam certos, dariam uns 180 A com uma tensão de 2,7 v ( a nominal do anuncio)

tô pasmo, como se diz no Brasil. :D
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jbaiao (12 mai 2019, 18:14)
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sem2006
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13 mai 2019, 10:09

Não me parece de que... ;)

Repara que esse condensador (admitindo erradamente que ele manteria a tensão constante), tem algo como 1/2*C*V^2 Joules, ou seja, algo como 1822J a 2,V

Já um simples módulo (dos 96 que constituem a bateria) de um Leaf de 30kWh tem 85Ah e uma tensão nominal de 3,7V, o que dá algo como 1 132 200 J.

Ou seja, para obteres o equivalente a um simples módulo desses, precisavas de algo como 621 condensadores destes e para fazer o equivalente da bateria do Leaf, precisavas de 59 654,8 condensadores destes :lol:

Depois existe outro problema com os condensadores: correntes de fuga..Não seria nada agradável deixar o carro estacionado de manhã com 80% de carga e chegar lá ao final do dia e ter apenas 40% dessa carga.

Mas os super-condensadores tem aplicações práticas, mesmo assim, dado que tem a vantagem de poderem suportar correntes de carga e descarga elevadíssimas em tempos muito curtos, tornando-se úteis em situações como travagem regenerativa e picos de potência. Daí que sejam usados na formula E em paralelo com as baterias ;)
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ag22pt (13 mai 2019, 10:18)
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antonvier
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13 mai 2019, 16:37

não sou um engenheiro eletrônico, mas por esse link do wikipedia parece que os feitos à base de aerogel de carbono já consegue 70% da densidade energética das baterias de litio, e isso com a vantagem em preço e a não utilização de elementos raros, caros ou poluentes:

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sem2006
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13 mai 2019, 23:34

Vou só deixar-te um bocadinho do wikipedia desse mesmo artigo:
Esta página ou secção não cita fontes confiáveis e independentes, o que compromete sua credibilidade (desde janeiro de 2010). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Pode encontrar ajuda no WikiProjeto Física.
Se existir um WikiProjeto mais adequado, por favor corrija esta predefinição. Este artigo está para revisão desde janeiro de 2009.

Mas se quiseres acreditar no que lá está:
Desvantagens:

A quantia de energia armazenada por peso de unidade é consideravelmente mais baixa que o de uma bateria eletroquímica.
A tensão varia com a energia armazenada. Para armazenar efetivamente e recuperar energia é necessário controle eletrônico sofisticado, que porém resulta em perda de energia.
Mas como disse, os super-condensadores podem ter um papel a desempenhar na mobilidade eléctrica, especialmente nas situações que disse e até para servirem como buffer para permitirem uma carga mais rápida ;)
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Yougurt (14 mai 2019, 02:20) • ag22pt (14 mai 2019, 09:40)
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antonvier
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03 jun 2019, 13:55

UAU!!

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jbaiao (03 jun 2019, 15:16)
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