Recuperação de ponta de ferro de soldar

Projetos na área da eletrónica.
Responder
Pfreire
Rookie Maker
Rookie Maker
Registado: 29 nov 2018, 14:18
Enviou: 112 vezes
Agradecimento recebido: 163 vezes
Contacto:

19 fev 2019, 08:53

Bom dia, ontem estava a fazer umas soldaduras e já estava com uma dificuldade enorme em derreter a solda pois a ponta do ferro já estava num estado lastimável...... nem com esfregão de aço lá ia.....
Infelizmente não tirei a foto do antes , só tirei no final.
Puz no torno e recuperei a ponta.
Mesmo para quem nao tenha torno consegue fazer a mesma coisa com um berbequim e lima.
Fica a dica.
Imagem
Estes utilizadores agradeceram ao autor Pfreire pela mensagem:
ag22pt (19 fev 2019, 10:28)
Classificação: 12.5%
"Visivel apenas para utilizadores registados"
diogoc
Equipa Moderadores
Equipa Moderadores
Registado: 31 mai 2018, 14:32
Enviou: 16 vezes
Agradecimento recebido: 108 vezes

19 fev 2019, 09:56

Realmente ficou com bom aspecto.
Acontece é que com isso removeste a película de níquel e crómio que protege a ponta da corrosão, por isso ela vai se desgastar muito mais rapidamente.
Estes utilizadores agradeceram ao autor diogoc pela mensagem (total 2):
Pfreire (19 fev 2019, 11:06) • ag22pt (19 fev 2019, 11:07)
Classificação: 25%
ag22pt
Moderador Global
Moderador Global
Registado: 23 mai 2018, 10:46
Enviou: 467 vezes
Agradecimento recebido: 140 vezes

19 fev 2019, 11:06

Boas,realmente ficou com bom aspecto mas como disse e muito bem o diogoc, removeste a película de níquel e crómio que protege a ponta da corrosão :( ,agora tens que minimizar o desgaste natural da corrosão do bico:

1 - Estanha bem o bico com solda sem usares pasta de soldar,o uso de pasta de soldar provoca corrosão na ponta do ferro devido ao químicos que são corrosivos ;)

2 - Ao trabalhar com o ferro a potencia máxima durante muito tempo tmb origina um desgaste maior as ponteiras,reduz a potencia quando não estas a soldar

Uma dica a respeito do uso de pasta de soldar tmb conhecido por pasta desoxidante que tanto usamos para facilitar as nossas soldaduras:

Eu na maioria dos casos uso resina natural,sim resina do pinheiros :D não corrói as ponteiras dos ferros de soldar e não é tanto agressiva para a nossa saúde "fumos libertados" aconselho um extractor de fumos para ambos os casos "pasta de soldar e resina natural" !

Compro aos pacotes de 1K, numa drogaria aqui perto de mim , a resina natural vem em estado solido "as pedrinhas" dá para imenso tempo,para facilitar as soldaduras encosto a ponta do ferro de soldar a resina ela derrete e coloco a solda na resina já liquida e assim fico com a resina na própria solda que vai ajudar no trabalho de soldadura, tmb uso para fazer flux,para isso adiciono álcool isopropílico e esperar que se dissolva num frasco de vidro com uma tampa estanque para que o álcool isopropílico não evapore ;)

Com isto tudo não quer dizer que use as pastas de soldar comerciais mas evito ao máximo ;)

Aspecto da resina:
Imagem

Abraço
Estes utilizadores agradeceram ao autor ag22pt pela mensagem (total 2):
Pfreire (19 fev 2019, 11:08) • ajmartins (19 fev 2019, 11:36)
Pfreire
Rookie Maker
Rookie Maker
Contacto:

19 fev 2019, 11:15

Obrigado pelas dicas de ambos.
Por acaso mandei vir uma resina
para misturar com o dito alcool porque vi alguem na net a fazer isso mas nunca tinha pensado em resina dos pinheiros.
Acredito que nao tenha feito talvez o melhor mas se vissem como estava percebiam o meu desespero em tentar derreter a solda e nada.....
Bom , veremos como se comporta no futuro..... :-)

Relativamente aos fumos.... pelo que vi na net basta usar uma ventoinha de um pc e um pouco disto agarrado á ventoinha.
Quem sabe faço uma coisa destas um destes dias :-)
ag22pt
Moderador Global
Moderador Global

19 fev 2019, 11:42

Pfreire, Lol essa resina é semelhante a minha, mas eu compro por cá numa drogaria local em pacotes de 1K e sai a melhor preço do que essa que compras-te ;)
Nós temos a tendência de comprar tudo online e por vezes faz-se bons negócios no comercio tradicional este assunto já foi tocado salvo erro pelo Martins ,agora antes de comprar online faço um rastreio nos meus fornecedores locais do comercio tradicional :mrgreen:

A respeito da ponta do teu ferro de soldar fizeste bem e não tinhas nada a perder no estado que ela se encontrava ;) :lol:

Quanto ao extractor de fumos é melhor a tal ventoinha de pc mais a tal esponja do que não ter nada!
Estes utilizadores agradeceram ao autor ag22pt pela mensagem:
Pfreire (19 fev 2019, 12:33)
Pfreire
Rookie Maker
Rookie Maker
Contacto:

19 fev 2019, 21:24

@ag22pt eu sei, tambem prefiro comprar no comercio local.
Sempre falamos com os vendedores que normalmente nos dão dicas sobre os produtos.
Felizmente onde moro ainda há também essas coisas. tenho de procurar essa dita resina. Alguma marca ou referência?
ag22pt
Moderador Global
Moderador Global

20 fev 2019, 09:45

Boas Pfreire, procura por Resina colofónia ;)

Imagem da minha embalagem que comprei á uns anitos, 1kG ficou-me por 3,95€ :D :

Imagem

Abraço
Estes utilizadores agradeceram ao autor ag22pt pela mensagem (total 2):
Pfreire (20 fev 2019, 11:01) • hugosilva (20 fev 2019, 16:16)
Pfreire
Rookie Maker
Rookie Maker
Contacto:

25 fev 2019, 09:07

Obrigado @ag22pt pela foto. Vamos ver se consigo encontrar isso na drogaria aqui ao pé.
Nos entretantos encontrei este video e pode ser que não se tenham conhecimento disto, achei uma dica exelente para desoldar componentes pois aquece simultaneamente 2 ou até mais pontos de soldadura. Fica o video explicativo.
Estes utilizadores agradeceram ao autor Pfreire pela mensagem:
ag22pt (25 fev 2019, 09:37)
Responder