Impressão com PETG

Tudo sobre filamentos: PLA, ABS, PETG, etc...
Responder
Avatar do Utilizador
diogoc
Equipa Moderadores
Equipa Moderadores
Mensagens: 128
Registado: 31 mai 2018, 14:32
Enviou: 13 vezes
Agradecimento recebido: 91 vezes

09 jun 2018, 17:18

Estou a tentar aventurar-me na impressão com PETG mas não está fácil.
A temperatura de impressão tentei algumas e os 230ºC parece ser um bom ponto, as layers aderem bem e a peça fica resistente.
O que para mim é bom pois o meu heatbreak usa ptfe e não convém aumentar muito mais.

A adesão à cama é que está mais complicado.
Usei como sempre cola branca diluida. O que para o PLA funciona muito bem e até para o ABS tem resultado.
Utilizando as definições para o PLA a extusão nem fica na cama, cola-se toda ao extrusor.
Estive a pesquisar e dizem que a primeira camada deve ser mais alta, quase impresso no ar.
Aumentei então a primeira camada e com valores entre 0.35 e 0.4 mm já consegui imprimir qualquer coisa.
É normal estas distâncias ou está demasiado alto?
Mesmo assim solta-se com facilidade.
Fui aumentando a temperatura da cama desde os 70ºC e só com 90ºC consegui uma adesão razoável, o que me parece muito alto.
O que recomendam fazer mais e o que usam para melhorar a adesão?

Outro problema é os bocados de filamento que escorrem do nozzle enquanto este aqueçe e que depois acumulam-se na peça impressa.
Limpando o nozzle antes de começar a impressão isso atenua-se, mas enquanto está a imprimir vai-se colando filamento nele e acaba por cair para cima da peça.
O que se pode fazer quanto a isto?

Com certeza que o pessoal aqui do forum me conseguirá dar uma ajuda :D
Avatar do Utilizador
Yougurt
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 1142
Registado: 19 abr 2018, 13:52
Localização: Massamá
Enviou: 557 vezes
Agradecimento recebido: 436 vezes
Contacto:

10 jun 2018, 13:06

@diogoc , em relacao ao afastamento à cama, confirmo, precisa de estar mais elevado do que no pla e esses 0,3/0,4 que referes parecem-me bem. A expressão imprimir no ar pareceu-me mesmo bem hehehe!

Quanto à adesao, se passares para a laca extra forte penso que vais ficar surpreendido.. ( ate pareço da IURD das lacas, mas os resultados sao tao bons...). Imprimo a 70 de cama , sem dificuldades. Se o vidro estiver lavadinho, faz 3 ou 4 ciclos de aplicacao.

A temperatura tb me parece estar bem, tenho usado 235.

Os residuos: o petg tem muito mais oozing que o pla, o que para alem do stringing durante a impressão, leva à acumulaçao de residuos. Se calhar ainda estas a usar os valores de retract do perfil do pla com que começaste.

Aumenta o retract sem receios... experimenta aumentar em 30% ou mais em relacao ao que actualmente tens, pelo menos.
Foi das coisas que mais me surpreendeu no petg, os valores de retract.

Experimenta com um dos stringing/oozing test do thinguiverse.
Abc
Estes utilizadores agradeceram ao autor Yougurt pela mensagem:
Erbium (27 jun 2018, 17:27)
Classificação: 12.5%
"Visivel apenas para utilizadores registados" Imagem
Avatar do Utilizador
jbaiao
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 1045
Registado: 19 abr 2018, 16:13
Localização: Malveira
Enviou: 182 vezes
Agradecimento recebido: 507 vezes
Contacto:

10 jun 2018, 14:15

Faço minhas as palavras escritas do @Yougurt
Acrescento que tb deves diminuir a velocidade (40mm/s) e se a fan for blower colocar no maximo a 60%.
Eu tb sou da seita da laca :D

"Visivel apenas para utilizadores registados"
Inteligência e conhecimento são coisas bem diferentes. :)
Avatar do Utilizador
Yougurt
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 1142
Registado: 19 abr 2018, 13:52
Localização: Massamá
Enviou: 557 vezes
Agradecimento recebido: 436 vezes
Contacto:

10 jun 2018, 14:32

Obrigado @jbaiao !
Fizeste bem em referir a velocidade e a fan. Esqueci-me!
"Visivel apenas para utilizadores registados" Imagem
Avatar do Utilizador
diogoc
Equipa Moderadores
Equipa Moderadores
Mensagens: 128
Registado: 31 mai 2018, 14:32
Enviou: 13 vezes
Agradecimento recebido: 91 vezes

11 jun 2018, 16:04

Lá fui eu às compras de uma lata de laca :lol:
Comprei a já recomendada por vocês Mylabel extra forte.

Posso dizer que com a laca realmente é outra coisa.
A primeira layer assenta na cama e não levanta colando no nozzle como dantes.

Quanto aos resíduos aumentei bastante o retract e activei o "Wipe while retracting".
Reduzi também o multiplicador do extrusor para diminuir os blobs, e pelo que dizem deixa a peça com um aspecto mais brilhante.
Para reduzir os resíduos que se acumulavam enquanto o extrusor aquecia decidi desce-lo até à cama e por isso tapando a saída de filamento.

Penso que estou quase a encontrar o sweet spot, mais uns pequenos ajustes e está lá :)

Aqui vai uma foto da peça que imprimi para os ajustes.
Foi impressa nessa posição de propósito.
Assim deu para testar a adesão à cama com uma superfice pequena, os overhangs no topo, e o stringing nos pilares.
Imagem

Os parâmetros variam de impressora para impressora, mas para quem se esteja a iniciar neste filamento aqui têm os que usei:

temperature = 230
bed_temperature = 80
layer_height = 0.2
first_layer_height = 0.35
max_fan_speed = 40
bridge_fan_speed = 100
disable_fan_first_layers = 3
extrusion_multiplier = 0.95
bottom_solid_layers = 3
perimeters = 3
top_solid_layers = 3
retract_length = 3
wipe = 1
first_layer_speed = 20
Avatar do Utilizador
jbaiao
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 1045
Registado: 19 abr 2018, 16:13
Localização: Malveira
Enviou: 182 vezes
Agradecimento recebido: 507 vezes
Contacto:

11 jun 2018, 16:16

Nada que com um pouco de paciência não resolvas ;)
Ainda bem que gostaste da laca... palpita-me que dificilmente irás voltar à cola branca :)

"Visivel apenas para utilizadores registados"
Inteligência e conhecimento são coisas bem diferentes. :)
Avatar do Utilizador
diogoc
Equipa Moderadores
Equipa Moderadores
Mensagens: 128
Registado: 31 mai 2018, 14:32
Enviou: 13 vezes
Agradecimento recebido: 91 vezes

11 jun 2018, 16:26

Para o PLA até tenho medo de a usar por não conseguir arrancar a peça do vidro :lol:
Avatar do Utilizador
jbaiao
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 1045
Registado: 19 abr 2018, 16:13
Localização: Malveira
Enviou: 182 vezes
Agradecimento recebido: 507 vezes
Contacto:

11 jun 2018, 17:37

"Visivel apenas para utilizadores registados" Escreveu: "Visivel apenas para utilizadores registados"
11 jun 2018, 16:26
Para o PLA até tenho medo de a usar por não conseguir arrancar a peça do vidro :lol:
Se usas vidro, depois de imprimir é só deixar arrefecer. Até as ouves saltarem :)

"Visivel apenas para utilizadores registados"
Inteligência e conhecimento são coisas bem diferentes. :)
Avatar do Utilizador
FiwiPITO
Moderador Global
Moderador Global
Mensagens: 276
Registado: 23 abr 2018, 08:52
Enviou: 138 vezes
Agradecimento recebido: 114 vezes

23 mai 2019, 15:18

Olá Malta, tenho tido imensas dificuldades em calibrar e imprimir PETG...

Impressora é "Prusa Steel" - Bowden;

O Problema que tenho é que para ficar a Retracção no "ponto" tenho que aumentar para cima de 8mm, o que é muito e leva a falhas no Filamento e na Impressão, se reduzir andar ali nos 4mm fica cheia de bocados nas paredes e não consigo melhorar...Alguma dica... :cry:


Estou a Imprimir:

230º / 65º

____________________

35mm/s de Velocidade;
Travel Speed 100mm/s
____________________

O Meu Problema é isto:

Imagem
A Minha Calibração é Especifica de 100mm pelo motivo que as peças que estou a Imprimir estão a essa distancia, por isso o que me Acontece é que as Gaps agarram na parede e depois ao cortar ficam pequenos buraquinhos. A unica forma de diminuir essas gaps é mesmo aumento para perto de 10mm de Retraction mas isso leva a "Encravamento" no filamento e falhas na Impressão.
Imagem FiwiPITO
Responder