Sugestão! (Filamento Madeira)

Tudo sobre filamentos: PLA, ABS, PETG, etc...
Morcegolas
Newbie Maker
Newbie Maker
Registado: 01 abr 2019, 19:12
Enviou: 0
Agradecimento recebido: 8 vezes

09 mai 2019, 15:07

Peço desculpa por desenterrar este tópico com um ano mas eu também estou a pensar em imprimir em filamento de madeira que comprei numa loja aqui na minha zona.
Depois de ler um bocado sobre isto e sendo eu um perfeito noob na impressão 3D, acho que devo optar por usar um nozzle maior para não ter problemas quando voltar ao PLA normal e também para não ter problemas com a formação de coágulos na impressão da madeira por não ter as melhores definições de retração e temperatura.
O que é que a malta que tem impresso com este filamento sugere?
Yougurt
Moderador Global
Moderador Global
Registado: 19 abr 2018, 13:52
Enviou: 545 vezes
Agradecimento recebido: 427 vezes
Contacto:

09 mai 2019, 16:21

@Morcegolas tudo isso varia de filamento para filamento!
segue as indicacoes na embalagem para comecar e depois teras de fazer ajustes de acordo com a experiencia.
quanto a usar uma nozzle maior ( 0,4 no minimo dos minimos ) sim, sem duvida , esse aspecto é importante e transversal ao madeira, mas não para facilitar o regresso ao pla? onde foste buscar essa ideia?

é mesmo para tentar reduzir a possibilidade de clogs com o madeira , porque este traz na sua composicao pedacinhos de madeira que podem entupir nozzles mais finas.

a preocupação que referes dos “coágulos” e nao usares as melhores definições de retract e temp. acaba por ser em parte um contra-senso. esse filamentoe todos os outros tem de ser bem calibrado nesses aspectos e so depois partes para a impressão final.

cumps
"Visivel apenas para utilizadores registados" Imagem
Morcegolas
Newbie Maker
Newbie Maker
Registado: 01 abr 2019, 19:12
Enviou: 0
Agradecimento recebido: 8 vezes

09 mai 2019, 16:32

@Yougurt eu como mencionei sou inexperiente e por isso tenho usado filamento da prusa e como uso o slic3r pe uso também as definições deles que são actualizadas com bastante frequência e por isso não calibro com mais pormenor porque para além de ainda não ter mãozinhas para isso, estou muito contente com as impressões tanto em PLA como em PET. Para este filamento de madeira não tenho perfil no slic3r pe, só existe para o da ColorFabb que é o que irei usar como ponto de partida. Quando falei no regresso al PLA, só o disse porque no youtube ou no reddit não tenho a certeza mencionava que se não retirássemos o filamento de madeira no fim da impressão, a madeira que tem no filamento queimava e fazia com que o nozzle ficasse mais obstruído, mas cada um terá a sua opinião, eu é que não percebo nada disto e antes de fazer asneiras gosto de me informar com quem sabe! ;)
Estes utilizadores agradeceram ao autor Morcegolas pela mensagem:
jbaiao (09 mai 2019, 17:06)
Classificação: 12.5%
Responder