Creality Ender 3

Impressoras em que os movimentos se baseiam nas coordenadas cartesianas, cada eixo tem o seus próprios motores e são independentes.
binwow
Newbie Maker
Newbie Maker
Registado: 20 fev 2019, 11:57
Enviou: 7 vezes
Agradecimento recebido: 11 vezes

13 mar 2019, 20:01

Primeira layer perfeita :geek:

Ainda preciso de medir com algum instrumento mais preciso mas pela régua tem os 20cm de todos os lados
:arrow: Ender 3
jbaiao
Moderador Global
Moderador Global
Registado: 19 abr 2018, 16:13
Enviou: 114 vezes
Agradecimento recebido: 428 vezes
Contacto:

18 mar 2019, 15:08

No passado sábado, passei algumas horas (terríveis!) mais o amigo @AndréC de roda da Ender 3 dele.

Resumindo os problemas encontrados e a minha opinião em relação a cada um deles:

A nível de heatbreak é uma bela m@£§€. Temos muitos clogs principalmente quando está com o infill a 100%.
Basta que a primeira layer esteja com o nozzle muito próximo da mesa e começa logo os clogs....
Uma completa estupidez nesta low-cost é que o tubo PTFE que vem do extrusor, entra no heatbreak e vai encostar directamente ao Nozzle.... Basta existir uma micro distância entre o PTFE e o Nozzle para termos logo o raio do "clog", ou até o corte do PTEF não seja perfeito para acontecer o mesmo. Os encaixes rápidos penso que sejam umas das causas que provocam isto, principalmente o do lado do extrusor que tem imensa folga e não fixa o movimento do PTFE.....
Além disso não é aconselhável imprimir ABS porque senão o PTEF lá se vai à vida.....

Em relação às roldanas, notasse pó acumulado nas laterais das mesmas, evidenciando desgaste (impressora praticamente nova?!?!).....
O carriage Y tende a fazer desalinhar a mesa quente pois facilmente empena ao apertar em demasia as molas da mesa.

Outro grave problema é a posição onde se encontra o extrusor, o filamento está constantemente em contacto com o leadscrew (tem de se imprimir uma peça....), e o tensor do filamento não aperta correctamente o filamento entre a roda dentada e o rolamento.
Tivemos de o alterar para conseguir dar mais tensão ao filamento.

Não sei se quem tem este modelo sofre do mesmo problema, mas já vi alguns caso com uma qualidade estupenda nas impressões.
Não sei se o heatbreak é igual, também não sei se este tinha/tem algum defeito no nozzle (não tinha para substituir), mas o que é certo é que não foi nada fácil.... e mesmo depois de termos minimizado o problema (troca de PTFE com calibrado de 1.9mm), continuámos a ter alguns clogs (nunca encravou a modos de parar a impressão).
Notámos também que a partir de +- 2/3mm de altura os clogs deixam praticamente de existir (estranho.... muito estranho....).

Uma enorme dificuldade é a perfeita calibração da primeira layer.... e explico porque.
O endstop devia de ter um parafuso que permitisse a afinação de contacto (switch), ou seja, que permitisse alinhar a mesa e se fosse necessário aumentar a distancia entre a mesa e o nozzle, que o mesmo fosse feito só por meio de um parafuso. A função era simples, se o nozzle estivesse demasiado perto da mesa apertava-se o parafuso, caso contrário desapertava-se.
Nunca devem de ser as molas da mesa a fazer isto....... porque raramente a mesa desalinha, o que acontece é que mediante o calor que usamos na mesa e no hotend por vezes influencia a distancia entre ambas, basta pensarem que para imprimir PLA usam 60º + 195º e para PETG utilizam 75º + 235º, logo as dilatações dos materiais são diferentes (eu sei que podemos acertar no gcode.......).

Em relação à construção da estrutura, está bem pensada e quase tudo é metal. É pena é que é extremamente barulhenta em impressão.

Mas nem tudo é mau, nas partes que se conseguiram imprimir nota-se boa qualidade nas paredes das peças e o sistema é todo a 24v permitindo mais tarde quem sabe um upgrade em condições da board.

Venham dai sugestões para ajudar o amigo @AndréC !
Estes utilizadores agradeceram ao autor jbaiao pela mensagem (total 2):
latinhax (18 mar 2019, 16:42) • Yougurt (18 mar 2019, 17:04)
Classificação: 25%

Imagem Imagem
Quando encontrar informação que lhe seja útil num tópico ou post, por favor clique no botão "Like This", assim estará a incentivar o autor a contribuir cada vez mais para a nossa comunidade. :)
binwow
Newbie Maker
Newbie Maker

18 mar 2019, 16:54

Apenas testei o profile do Cura e apenas ando a fazer alguns ajustes dependendo do tamanho da peça que quero imprimir: https://www.dropbox.com/sh/61t924w9ddq5 ... W627a?dl=0. <- Neste link podes encontrar o profile, um gcode e o stl para o stringing test.

Também têm o profile para S3D e ideaMaker mas eu não testei nenhum deles porque não tenho os slicers e até acho que são pagos, aqui fica o link: https://gumroad.com/l/ZrffZ
Estes utilizadores agradeceram ao autor binwow pela mensagem (total 4):
Yougurt (18 mar 2019, 17:04) • PTMakers (18 mar 2019, 17:06) • jbaiao (18 mar 2019, 17:07) • AndréC (22 mar 2019, 10:49)
Classificação: 50%
latinhax
Novice Maker
Novice Maker
Registado: 19 dez 2018, 15:35
Enviou: 36 vezes
Agradecimento recebido: 20 vezes

18 mar 2019, 17:17

Epa umas coisas posso esclarecer outras nem por isso xD
Em relação aos clogs não sofri desse mal até porque a minha Ender é a Pro e como tal meteram lhe um Mk-10 para reduzir esse problema, logo por ai penso que fosse um caso mais habitual na Ender normal.

Em relação ao tubo com folga, foi logo algo que chamam a atenção antes de comprares em qualquer lado, por exemplo eu comprei logo isto https://www.amazon.es/gp/product/B07L5K ... UTF8&psc=1 e durante a montagem da impressora substitui logo. Se ficares com os originais aconselho a imprimir https://www.thingiverse.com/thing:2994683 para resolver esse problema.

"Em relação às roldanas, notasse pó acumulado nas laterais das mesmas, evidenciando desgaste (impressora praticamente nova?!?!).....
O carriage Y tende a fazer desalinhar a mesa quente pois facilmente empena ao apertar em demasia as molas da mesa.
"
Se estas a falar nas que estão por debaixo da mesa é normal acumular esse pó, mas não é devido ao desgaste pois se limpares verás que esta tudo em perfeitas condições. Penso que devido a fricção faz com que acumule o pó ai.
Em relação ao carriage e mesa, é um caso perdido para todos. Ainda estou a procura de uma solução para a minha.

Para resolver o problema da entrada do fio para o extrusor eu utilizo isto https://www.thingiverse.com/thing:3052488 e nunca tive qualquer problema. Mas sim é um defeito e já houve situações em que o proprio filamento desgasta o plastico por onde passa e corta.

Em relação a first layer sim tens toda a razão. Eu umas vezes fico com uma first layer impecavel, noutras parece que dei uma martelada na mesa xD Mas quando esta impecavel ai já ninguem a para!

Barulho é o que não falta, eu quero ver se compro uns steppers bons para reduzir o barulho mas ando com preguiça e também é algo que como ela esta isolada não me incomoda muito.

No geral a Ender tem tudo o que é preciso para tirar uma capacidade brutal de impressão, porem podes receber um modelo que de raiz tem essa capacidade ou teres que fazer 50 modificações para a atingir. É obvio que se isso acontecesse numa impressora de 400 ou 500 euros secalhar toda a gente a evitava, assim como custa a volta de 200 euros é um risco ponderado pois vais tirar dela uma impressão brutal, podes é ter que ir ate esses 400 euros para os upgrades. Não é uma impressora para quem pensa que vai ali ligar os cabos, faz umas afinações não resulta e é lixo. Pela minha experiência ainda curta com ela é que é preciso muita calma e paciência, identificar principalmente os seus problemas e limitações para depois a partir dai começar a crescer sabendo o que não podemos fazer e o que evitar para atingir os resultados desejados. Agora quem tiver experiência vai conseguir identificar isso sem sacrificar nada, eu por exemplo já dei cabo da magnetic bed que vinha, mais dois nozzles, talvez ter piorado o warp da cama, um plastico ja com uma moça :lol:
Erros que serviram para aprender e que felizmente não danificaram a ponto de inutilizar.

Por ultimo ele que entre nos grupos do facebook da Ender 3 que lá todos os dias aparecem umas dezenas com varios problemas e soluções de quem tem 10 ou 20 Enders todas a trabalhar sem parar com impressões a bom nivel.
https://www.facebook.com/groups/ender3s ... ndmodding/
https://www.facebook.com/groups/Ender3dp/

Edit: deixo aqui o video com Maker's Muse sobre um perfil já muito bom para a Ender 3, depois é andar a volta disso
https://www.youtube.com/watch?v=_QRb54zVPfQ&t=1s
Estes utilizadores agradeceram ao autor latinhax pela mensagem (total 2):
Yougurt (18 mar 2019, 20:42) • AndréC (22 mar 2019, 10:49)
Classificação: 25%
antonvier
Rookie Maker
Rookie Maker
Registado: 24 dez 2018, 16:48
Enviou: 173 vezes
Agradecimento recebido: 43 vezes

18 mar 2019, 20:14

todas essas impressoras chinesas low cost tem suas virtudes e deméritos, mas o preço que se paga compensa, até porque a resolução destes problemas faz com que aprendamos mais, inteirando-nos dos quês e porquês.

Para quem quer aprender a fundo é um prato cheio, para quem PRECISA de imediato boas impressões há de se buscar soluções mais profissionais (e caras)
Quando pensas que não aguenta mais, usaste apenas 20% de vossa capacidade.
jbaiao
Moderador Global
Moderador Global
Contacto:

18 mar 2019, 21:24

Sem dúvida.... Mas bastava terem mais um pouco de qualidade, repara que apenas seria preciso 3 modificações.... E todas juntas acredito que para eles (chinocas) eram trocos.
E estas modificações faziam toda a diferença para quem começa com uma impressora destas.
Atenção, eu gostei do que vi (gostos de todas, mas é para ficar bem na foto 😁) simplesmente dei o meu ponto de vista, e vale o que vale.

Imagem Imagem
Quando encontrar informação que lhe seja útil num tópico ou post, por favor clique no botão "Like This", assim estará a incentivar o autor a contribuir cada vez mais para a nossa comunidade. :)
jbaiao
Moderador Global
Moderador Global
Contacto:

21 mar 2019, 15:07

Uma das modificações que fiz:
Imagem
Estes utilizadores agradeceram ao autor jbaiao pela mensagem:
weed2all (21 mar 2019, 15:08)
Classificação: 12.5%

Imagem Imagem
binwow
Newbie Maker
Newbie Maker

21 mar 2019, 15:16

Preciso de fazer uma lista de comprinhas para replacementes para a minha Ender 3 para futura troca e também alguns addons.

Aqui está uma lista do material que já tenho em minha posse:

Stepper Damper
MK8 All-metal hotend
MK8 All-metal extruder
PTFE Capricorn Tubing

Material a comprar:

MKS GEN L (se alguém me puder indicar a melhor opção no Aliexpress agradecia ou outra board equivalente)
Stepper Drivers
stainless steel 0.4mm nozzle
LED Strip
uxcell Springs
XT60 connectors
DC Buck Step Down Converter

Mais alguma coisa que esteja a faltar, não hesitem em ajudar :)
Responder