Bigtreetech mini 1.1 para AM8

Oldfalcon
Newbie Maker
Newbie Maker
Registado: 22 mar 2019, 17:24
Enviou: 42 vezes
Agradecimento recebido: 21 vezes

12 jun 2019, 19:51

Boas,

Acabei de receber esta board e sei que há gente aqui que já usa o modelo normal desta board na versão 1.1 ou 1.3, qual é a vossa opinião destas boards e algumas dicas para fazer bem a migração da board original da Anet para esta são muito bem vindas, para já vou utilizar os drivers que tenho aqui em casa que são os DVR 8825, no futuro vou mudar, por agora vou ficar assim.

Eu sei que a board já trás o Merlim 2.0, mas penso que terei que reflashar com o configuration.h do perfil da anet, estou certo ou não preciso de ter esse trabalho?

Obrigado
ajmartins
Moderador Global
Moderador Global
Registado: 23 abr 2018, 10:31
Enviou: 108 vezes
Agradecimento recebido: 168 vezes

12 jun 2019, 20:12

Não pode usar direto o ficheiro que usas na Anet, tens de ver os parametros e passar para o ficheiro Configuration.h do marlin 2.0.

E sim, tens de ter o trabalho de configurar o marlin 2.0, é um processo simples. Idealmente vais fazendo scroll no ficheiro e "estudando" o que podes e deves parametrizar.

Uma pequena lista do que me lembro que deverás configurar:

Código: "Visivel apenas para utilizadores registados"

#define SERIAL_PORT -1
#define SERIAL_PORT_2 0
#define BAUDRATE 115200

#ifndef MOTHERBOARD
  #define MOTHERBOARD BOARD_BIGTREE_SKR_V1_3
#endif

#define TEMP_SENSOR_0 1
#define TEMP_SENSOR_BED 1

#define PIDTEMP --PID para já deixa como está, tens de fazer autotune depois
#define PIDTEMPBED --PID para já deixa como está, tens de fazer autotune depois

-- Aqui  depende do tipo de endstop que usas... NC ou NO (Normally Open, Normally Closed)
 #define X_MIN_ENDSTOP_INVERTING true // set to true to invert the logic of the endstop.
#define Y_MIN_ENDSTOP_INVERTING true // set to true to invert the logic of the endstop.
#define Z_MIN_ENDSTOP_INVERTING true // set to true to invert the logic of the endstop.

-- E passos por minuto,  isto podes copiar do teu Configuration.H
#define DEFAULT_AXIS_STEPS_PER_UNIT   { 1280, 1280, 6400, 2320 }
Convinha analisares tudo o que podes configurar, mas se configuras bem estes parâmetros é já uma ajuda.
Estes utilizadores agradeceram ao autor ajmartins pela mensagem:
Oldfalcon (13 jun 2019, 17:16)
Classificação: 12.5%
Oldfalcon
Newbie Maker
Newbie Maker

13 jun 2019, 17:19

Boas,

Obrigado ajmartins essa informação e dados já são uma enorme ajuda.

Bem haja
virt
Pro Maker
Pro Maker
Registado: 03 jul 2018, 14:56
Enviou: 56 vezes
Agradecimento recebido: 188 vezes

14 jun 2019, 09:58

Já agora uma questão para os verdadeiramente prós.
Há alguma vantagem em ter 32bits numa cartesiana como a AM8?
Daquilo que entendo 32bits permite mais cálculos em menos tempo o que permite aumentar a velocidade de impressão.
Mas tendo em conta as limitações de velocidade de uma AM8 ou similar uma 8bit não faz o mesmo?

Há outras vantagens que não estou a ver?
Estes utilizadores agradeceram ao autor virt pela mensagem:
Oldfalcon (14 jun 2019, 11:03)
Oldfalcon
Newbie Maker
Newbie Maker

14 jun 2019, 10:59

Boas,

Em relação ao que o Virt diz, acho que faz sentido, pouco poderá haver de grandes vantagens, pelo que já pude pesquisar sobre o assunto e não sendo eu expert na coisa, sim temos as velocidades, micro passos com boas drives, alguma melhoria na qualidade no resultado final da impressão pelo que já encontrei em grupos do facebook e videos do youtube.

Foi uma compra a pensar tirar partido desses pequenos melhoramentos possiveis, mas também e principalmente a de substituir a board da Anet, por algo com melhor qualidade e que me permita ter maior confiança em impressões de maior duração, retomar impressão por falta de corrente, sensor de fim de filamento, ligação BLtouch por exemplo, para mim é também uma vantagem na minha opinião a ligação da cama directamente á fonte de alimentação via mosfet, esta board controla mas não tem ligação, mas o mais importante e interessante da questão, mais agora que já a recebi e vejo a qualidade de construção desta board de 32 bits foi mesmo o preço que é +- 14€, vamos ver como fica no fim quando puder montar e conseguir configurar de modo a ficar operacional. :)

Um grande abraço a todos
virt
Pro Maker
Pro Maker

14 jun 2019, 16:03

"Visivel apenas para utilizadores registados" Escreveu: "Visivel apenas para utilizadores registados"
alguma melhoria na qualidade no resultado final da impressão pelo que já encontrei em grupos do facebook e videos do youtube
tens uns links disso para eu ler/ver um pouco?
"Visivel apenas para utilizadores registados" Escreveu: "Visivel apenas para utilizadores registados"
vejo a qualidade de construção desta board de 32 bits foi mesmo o preço que é +- 14€,
queres com isso dizer que é boa ou má?!?!?!
Oldfalcon
Newbie Maker
Newbie Maker

14 jun 2019, 16:41

Amigo Virt deixa-me chegar a casa e disponibilizo aqui o que já encontrei e fotos da board que recebi, para que todos vós possam analisar e dar o vosso feedback do produto e verificar se vale/valeu a pena ou não, ainda mais que não sou nenhum expert e a troca de opinião e experiência é a mais valia principalmente para iniciantes como eu.

Obrigado e até já..... :)
Estes utilizadores agradeceram ao autor Oldfalcon pela mensagem:
virt (14 jun 2019, 16:48)
ajmartins
Moderador Global
Moderador Global
Registado: 23 abr 2018, 10:31
Enviou: 108 vezes
Agradecimento recebido: 168 vezes

14 jun 2019, 17:19

Eu pessoalmente acho que vale bem a pena.

Podemos realmente quase não tirar partido dos 32bits (nunca vulgar impressora cartesiana), mas pelo preço da placa, pelas interfaces que disponibiliza, suporte para UART e SPI quase sem ter que se usar mais fios, fusíveis removíveis e claro os 32Bits que permitem tirar realmente partido do Marlin 2.0 e das capacidades dos drivers como os TMC.

Isto é apenas a minha opinião, sinceramente também não estou muito a par de todos benefícios que temos em usar 32bits e sim usar uma placa 32Bits com drivers A4988 ou DRV8825 numa impressora cartesiana, os benefícios (se é que existam) serão mínimos.

Aqui ficam as desvantagens de usar 8Bits segundo o site Mechlab:

Velocidade - Os sistemas 8bits reduzem drasticamente a velocidade do extrusor ao calcular curvas e arcos.
Resolução - Os slicers compensam os cálculos lentos e complexos, reduzindo a resolução, para não introduzir OverExtrusion e pequenos defeitos.
Aceleração- A aceleração centrípeta/radial apropriada não pode ser adequadamente calculada, introduzindo uma infinidade de problemas em curvas e pequenos segmentos, incluindo uma velocidade padrão de "mínimo denominador comum" de 40 mm/s ou menos em perímetros complexos.
Qualidade de impressão - O melhor planeamento de movimento num processador de maior velocidade pode produzir impressões de melhor qualidade, com mais rapidez.
Ruído reduzido - A interrupção de passos nos processadores de 8 bits podem afunilar o processador, de modo que o firmware frequentemente compensará com a duplicação de etapas, o que causa movimentos mais altos e mais bruscos do motor.
Evitar problemas de firmware - Muitos hacks baseados em software foram criados para compensar a falta de ponto flutuante de hardware em processadores de 8 bits. As actualizações de firmware podem atrapalhar completamente um processador de 8 bits se não tiverem sido testadas sob uma variedade de condições.

Fonte: "Visivel apenas para utilizadores registados"
Estes utilizadores agradeceram ao autor ajmartins pela mensagem:
Oldfalcon (14 jun 2019, 18:14)
Oldfalcon
Newbie Maker
Newbie Maker

14 jun 2019, 18:58

Olá novamente....

Obrigado ajmartins, realmente já tinha lido isso, a board que referes é a versão SKR normal esta a nova board mini:
"Visivel apenas para utilizadores registados"
Vou começar com os 8825 pois estão aqui em casa, mas vou ter que escolher uns TCM para depois completar o upgrade.

Fiz este pequeno video para mostrar a qualidade de construção, depois deixem as vossas opiniões:

E tenho dado muita atenção ao videos do Chris Riley e este video é sobre a SKR 1.3:

Aqui o manual:
"Visivel apenas para utilizadores registados"

Amigo Virt em relação ao BLtouch esta não tem ligação directa, as minhas desculpas por essa informação isso vem na SKR normal (1.1/1.3).

Obrigado pessoal
Última edição por Oldfalcon em 25 jun 2019, 19:56, editado 1 vez no total.
Estes utilizadores agradeceram ao autor Oldfalcon pela mensagem (total 2):
ajmartins (14 jun 2019, 19:59) • virt (17 jun 2019, 10:53)
Classificação: 25%
virt
Pro Maker
Pro Maker

15 jun 2019, 00:07

Muito interessante, tenho de dar atençao a skr 1.3 pois tenho um bltouch clone por montar por falta de paciencia de fazer as modificaçoes necessarias a board da anet.
Já agora, que settings existem nos slicers que indiquem que a board é 32bits para que estes gerem gcode optimizado que aproveite a velocidade de processamento?
Estes utilizadores agradeceram ao autor virt pela mensagem:
Oldfalcon (15 jun 2019, 12:32)
Responder