Octoprint - Desligar impressora e controlo LED

Tutoriais, Guias e Dicas Úteis
jbaiao
Moderador Global
Moderador Global
Registado: 19 abr 2018, 16:13
Enviou: 107 vezes
Agradecimiento recebido: 392 vezes
Contacto:

01 nov 2018, 13:30

Nos últimos tempos, quando tenho o prazer de receber pessoas no JBLAB, questionam-me pela forma que uso a impressora para a ligar, desligar ou até mesmo imprimir qualquer coisa.
O que lhe salta logo à vista é que tenho o LCD ligado, raspberry ligado, e tudo o resto desligado, até mesmo a fonte 12V..... e perguntam-me sempre como é que faço isso porque gostavam de fazer o mesmo.
Também me questionam acerca da função relay para ligar e desligar o led.
Eu explico sempre mas acredito que escrito seja mais fácil e de futuro serve como manual para quem também pretender fazer.

Antes de mais, aconselho apenas a pessoas que se sintam minimamente à vontade com electrónica e electricidade.
Não sou responsável por qualquer problema que possam ter, apenas aconselho a terem calma e fazer as coisa passo a passo.

Material necessário:

- Impressora com ramps 1.4 + arduino
- Rapsberry pi
- Hub usb power supply
- Módulo 1 relay ou 2 relay's
- Fios electricos para 220V e fio para arduino

Preparar ramps 1.4

A placa ramps tem como principal função o acoplamento de toda a electrónica da impressora (motores, drivers, endstop, lcd, etc). No entanto é através dela que o arduino é alimentado. O elemento responsável por essa "ponte" de ligação entre ambos é um díodo existente por de baixo dos drivers X e Y (D1).

Imagem

É necessário remover o mesmo para interromper a passagem de corrente para o arduino. Podem cortar as pontas do díodo ou se preferirem remover com o ferro de soldar.

Imagem

Alimentação do arduino

Visto que removemos o díodo, é necessário alimentar o arduino pela porta USB.
E porquê a porta USB e não pelo jack?
Bom... isso vai de cada um, mas para mim através da porta UBS alimento os 5V necessários para o arduino funcionar, além de que mais à frente será por esta porta que comunicarei entre o rpi e o arduino.
Também existe um aspecto muito importante a ter em conta, no arduino, existe um componente que se chama de regulador de tensão, é ele o responsável por converter os 12V (provenientes da ramps através do "dito" díodo ou pela porta jack) em 5V.
Este componente é muito propicio a dar problemas, existem inclusive relatos de impressoras que arderam devido a este componente.
Tendo em conta estes aspectos e porque a impressora passa sempre umas valentes horas ligada, considero este aspecto como uma medida de prevenção.

Imagem

Esquema de ligação relé vs rpi

O esquema de ligação é muito simples.
NÃO LIGUEM NADA AOS 220V!!!!!

Existem duas opções, uma para 1 relay (apenas ligar/desligar impressora) ou 2 relay (+ ligar/desligar led)

Primeiro devemos verificar na nossa instalação eléctrica quais os fios neutro, fase e terra. O mais importante será o fase porque iremos interromper entre a tomada e a power supply esse fio.
Chamo apenas a vossa atenção ao fio de saída do rele (que liga à power supply e a fará ligar mais tarde), eu uso a saída NC (normal close).
Esta saída não dá passagem de corrente até que o rpi envie o sinal para ligar o relé.
A outra saída, NO (normal open) faz o inverso, ou seja, assim que ligam tudo à corrente existe alimentação imediata da power supply.
A porta COM é a que recebe corrente da tomado, a fase.

1 relay
Imagem

2 relay
Imagem

Para referencia, os pinos que estou a usar entre o rpi e o(s) relay(s) são:
1 relay - pino 4 (5V), pino 38 (gpio28) e o pino 39 (ground)
2 relays - pino 4 (5V), pino 38 (gpio28), pino 39 (ground) e o pino 40 (gpio29)

Alterações nos ficheiros RPI e octoprint

Existem alguns manuais de como fazer as alterações e em que ficheiros. Não vou alongar muito esta parte, mas se quiserem podem seguir este manual Configurar.
No final teremos o octoprint de acordo com as seguintes imagens (1 relay e 2 relays):

Imagem Imagem

Agora acedemos às configurações do nosso Octoprint e nos plugins instalamos o AutomaticShutdown
Imagem

Depois de instalado, na pagina principal do Octoprint passa a existir a função que nos permita desligar a impressora no final da impressão:
Imagem

Para que possamos usar o relay, é necessário fazer uma alteração nas configurações da opção "Server" do Octoprint:
Imagem

Caso usemos apenas 1 relay, preenchemos no campo "Shutdown system" com a instrução "gpio mode 28 in" e caso queiramos que nos desligue a impressora e o led podemos usar a seguinte instrução "gpio mode 28 in & gpio mode 29 in".
Imagem

Imagem

Ligar tudo, rpi, arduino e hub usb auto alimentado

Por fim chegou o momento de ligarmos tudo.
O hub usb auto-alimentado (com transformador) liga a uma das portas usb do rpi, e o arduino liga a uma das portas do hub usb.
Ligamos os 220v e testamos ligar a impressora pela octoprint.

Imagem SO rpi+octoprint+lcd[/color]

Para quem não tem muito "jeito" para alterar os ficheiros do octoprint, partilho convosco uma imagem dos sistema operativo já pronto com tudo o que aqui foi descrito.
Esta imagem já está preparada para LCD touch, 2 relays e todas as actualizações em dia.

IMAGEM JBLAB
Estes utilizadores agradeceram ao autor jbaiao pela mensagem (total 4):
k-otic (04 nov 2018, 17:36) • Yougurt (05 nov 2018, 12:38) • ag22pt (05 nov 2018, 16:37) • exhit (07 nov 2018, 07:42)
Classificação: 50%

Imagem Imagem
Quando encontrar informação que lhe seja útil num tópico ou post, por favor clique no botão "Like This", assim estará a incentivar o autor a contribuir cada vez mais para a nossa comunidade. :)
k-otic
Newbie Maker
Newbie Maker
Registado: 09 jul 2018, 13:25
Enviou: 4 vezes
Agradecimiento recebido: 8 vezes

05 nov 2018, 11:29

Vou transcrever o que coloquei no post da minha "Old Lady", para aqui, fica mais adequado:

Uma recomendação que já a maioria deve saber, mas não me importo de repetir: para controlar a fonte de forma remota e em género de segurança adicional, uso um módulo destes:
Imagem

Consigo ver o estado pela app dele (on/off) e dar a ordem de alteração do mesmo. além disso ele tem led de atividade/ligação wifi, já dá para ter algo antes de tudo, caso corra alguma coisa de forma inesperada.
Estes utilizadores agradeceram ao autor k-otic pela mensagem:
Yougurt (05 nov 2018, 12:38)
Classificação: 12.5%
O melhor desta assinatura é que, quando te aperceberes que não há nada de jeito, já a leste :lol:
jbaiao
Moderador Global
Moderador Global
Registado: 19 abr 2018, 16:13
Enviou: 107 vezes
Agradecimiento recebido: 392 vezes
Contacto:

05 nov 2018, 16:22

Pronto, manual finalizado made by jblab.
Existem outras opções, mas esta foi a que respondeu às minhas necessidades.
Boas prints!
Estes utilizadores agradeceram ao autor jbaiao pela mensagem (total 2):
Yougurt (06 nov 2018, 15:17) • Pedro10001 (07 fev 2019, 16:44)
Classificação: 25%

Imagem Imagem
Quando encontrar informação que lhe seja útil num tópico ou post, por favor clique no botão "Like This", assim estará a incentivar o autor a contribuir cada vez mais para a nossa comunidade. :)
exhit
Rookie Maker
Rookie Maker
Registado: 09 mai 2018, 14:52
Enviou: 40 vezes
Agradecimiento recebido: 65 vezes

06 nov 2018, 15:13

k-otic Escreveu:
05 nov 2018, 11:29
Vou transcrever o que coloquei no post da minha "Old Lady", para aqui, fica mais adequado:

Uma recomendação que já a maioria deve saber, mas não me importo de repetir: para controlar a fonte de forma remota e em género de segurança adicional, uso um módulo destes:
Imagem

Consigo ver o estado pela app dele (on/off) e dar a ordem de alteração do mesmo. além disso ele tem led de atividade/ligação wifi, já dá para ter algo antes de tudo, caso corra alguma coisa de forma inesperada.
Ouvi falar que este era fácil de usar. Para ligar o aparelho e aceder fora da rede, tiveste que abrir portas ou é um sistema tipo Yeelight, com contas?
k-otic
Newbie Maker
Newbie Maker

06 nov 2018, 21:05

Uso a app Ewelink. Registei-me, e acedo de qq lado.
O que fiz:
Cortei o cabo que leva corrente à fonte e instalei isto.
Emparelhei com o Wifi de casa e siga.
Com a app vejo se o estado, OFF ou ON e altero-o.
Estes utilizadores agradeceram ao autor k-otic pela mensagem:
exhit (07 nov 2018, 07:43)
Classificação: 12.5%
O melhor desta assinatura é que, quando te aperceberes que não há nada de jeito, já a leste :lol:
k-otic
Newbie Maker
Newbie Maker

08 nov 2018, 15:05

Vou ver se faço a montagem de um passo a passo e documentar isso em foto/vídeo. :)
Estes utilizadores agradeceram ao autor k-otic pela mensagem (total 2):
exhit (08 nov 2018, 20:01) • Pedro10001 (07 fev 2019, 16:43)
Classificação: 25%
hugosilva
Newbie Maker
Newbie Maker
Registado: 04 fev 2019, 23:26
Agradecimiento recebido: 27 vezes

11 fev 2019, 13:48

jbaiao Escreveu:
01 nov 2018, 13:30
Também existe um aspecto muito importante a ter em conta, no arduino, existe um componente que se chama de regulador de tensão, é ele o responsável por converter os 12V (provenientes da ramps através do "dito" díodo ou pela porta jack) em 5V.
Este componente é muito propicio a dar problemas, existem inclusive relatos de impressoras que arderam devido a este componente.
Tendo em conta estes aspectos e porque a impressora passa sempre umas valentes horas ligada, considero este aspecto como uma medida de prevenção.

Imagem
Como referido pelo @jbaiao, outra hipótese passa por substituirmos o regulador de tensão do nosso arduino por um 7805 como este, têm aqui instruções de como fazer, e deixo aqui também um vídeo para vos ajudar:

Parece-me mais vantajoso do que alimentação externa por USB, e fica mais "limpo".

Vou usar a minha board com 12V, mas vou fazer esta troca para prevenir que o regulador queime, pela minha experiência, eles aquecem mesmo muito com 12V.

EDIT: Cuidado com o pinout do regulador de tensão, o 7805 pode não ter o mesmo pinout que o regulador stock, podem fazer como ele fez no vídeo ou dobrar um bocado as "patas" do 7805 de modo a soldar no sítio do regulador antigo.
Imagem
diogoc
Equipa Moderadores
Equipa Moderadores
Registado: 31 mai 2018, 14:32
Enviou: 10 vezes
Agradecimiento recebido: 68 vezes

11 fev 2019, 14:23

Olhando para este tópico com mais atenção não consigo perceber a razão de remover o diodo D1 da ramps.
O diodo permite que se alimente todo o sistema apenas com a fonte de 12V.
Não há razão para o regulador de tensão do arduino dar problemas pois ele aguenta 12V à vontade.

Onde vai queimar é se quiserem usar 24V na ramps. Mesmo o 7805 vai aquecer e acabar por queimar a 24V.
hugosilva
Newbie Maker
Newbie Maker
Registado: 04 fev 2019, 23:26
Agradecimiento recebido: 27 vezes

11 fev 2019, 14:41

Há muitos relatos de arduinos com o regulador queimado quando usado com um input de 12V, o problema é mais recorrente nos clones, e é a esses que me refiro, pelo menos para 12V, que é o mais usado, o 7805 chega perfeitamente, nunca mais dando problemas, e assim podemos usar 12V à vontade para alimentar a RAMPS e o arduino, sem risco de mais tarde ou mais cedo o regulador de tensão ir à vida.
Imagem
_RM_
Newbie Maker
Newbie Maker
Registado: 10 nov 2018, 11:13
Enviou: 6 vezes
Agradecimiento recebido: 2 vezes

11 fev 2019, 14:43

eu o que gostava mesmo era de ter sempre o pi ligado a impressora com o octoprint instalado sem que ele alimentasse a impressora, mas para isso tinha mesmo de remover esse diodo certo? :?
Responder